Idioma

Complemente seus estudos de inglês jogando video game

Fernando Plack | 25/06/2020 | 3 min de leitura | Voltar

Com o avanço da tecnologia os jogos de video games estão cada vez mais realistas, sendo possível contar histórias que há tempos atrás nem imaginaríamos ser possível, e com o anúncio do lançamento para o final de 2020 de novas plataformas como o PlayStation 5 e o Xbox Series X já podemos ter uma ideia do que será possível explorar na próxima geração.

Hoje já contamos com tramas bem elaboradas, dignas de fazer inveja a muitos filmes de Hollywood, não é à toa que muitos jogos recebem adaptações para filmes e séries.

Um exemplo recente foi a série “The Witcher”, que se tornou um grande sucesso na Netflix, trazendo as aventuras do bruxo Geralt de Rívia para a gigante do streaming, a trama se popularizou através do jogo “The Witcher 3: Wild Hunt”, lançado em 2015 para Xbox One e PlayStation 4, este jogo, aliás, é um prato cheio para aproveitar a história e treinar seu inglês, pois ele é repleto de diálogos envolventes o que leva a uma excelente oportunidade para praticar o listening.

Do mesmo modo que assistir um filme ou seriado, prestar atenção nas falas ajuda muito a entender a pronúncia das palavras e as expressões, aqui o conselho é, se for iniciante usar legendas em português e se for avançado, jogue sem elas, seguindo essas dicas você irá familiarizar-se cada vez mais com o idioma, e nada melhor do que aprender se divertindo, não é mesmo? 

Utilize as tramas envolventes

Outro jogo muito bom para praticar e que, brevemente também irá tornar série pela HBO é o jogo “The Last of Us”, que se passa em um mundo pós-apocalíptico onde quase todos os humanos sofreram uma infeção misteriosa e se transformaram em monstros.

Nesse cenário, Joel, um homem de aproximadamente 50 anos, fechado e triste depois de perder sua filha no início da pandemia 20 anos antes, recebe a missão de levar a menina Ellie, de 14 anos, que supostamente seria a chave para a cura do surto até um grupo de cientistas que estão à sua espera para desenvolver um antídoto, então juntos eles atravessam os Estados Unidos enfrentando os mais diversos perigos em um mundo totalmente hostil.

Jogos com histórias envolventes assim fazem com que o jogador fique preso a narrativa, e busque entender todos os detalhes do que se passa na trama, então essa é a hora de aproveitar e mergulhar a fundo no inglês, a entonação, pronúncias e até gírias irão fixar-se melhor em sua mente quando se esta imerso em um propósito. Recentemente foi lançado “The Last of Us Part 2” para PS4, aproveite para praticar o idioma com este título.

Abaixo separamos uma lista de outros jogos com excelentes histórias que irão ajudar você a desenvolver o idioma. Antes de iniciar cada jogo confira a classificação indicativa, principalmente se forem para Kids e Teens:

  • Final Fantasy VII Remake – PlayStation 4
  • Assassin’s Creed Origins – PlayStation 4 e Xbox One
  • Gears 5 – Xbox One
  • God of War – PlayStation 4
  • Metal Gear 5: The Phantom Pain – PlayStation 4 e Xbox One

Pratique jogando com pessoas de outras nacionalidades

Praticar um novo idioma através dos video games é algo muito divertido, e existe uma outra maneira, além de acompanhar as histórias, ela se dá através das jogatinas online, onde você pode comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de conversas em partidas cooperativas.

Aproveite e treine o speaking, pois será preciso traçar as estratégias junto com seus amigos no modo multiplayer (multijogador). Abaixo segue algumas dicas de games em cooperativo para você jogar e se comunicar:

  • Call Of Duty: Black Ops 4 – PlayStation 4 e Xbox One
  • Destiny 2 – PlayStation 4 e Xbox One
  • Overwatch – PlayStation 4 e Xbox One
  • Borderlands 3 – PlayStation 4 e Xbox One

Seguindo essas dicas jogar um bom jogo se tornará bem produtivo e você poderá aplicar muitas coisas que aprendeu jogando dentro da sala de aula. Coloque em prática e acelere seu processo de aprendizado.

Tem alguma dica interessante que gostaria de compartilhar? Deixe abaixo nos comentários e let’s play!


Escrito por:

Fernando Plack

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos