Idioma

3 ideias para você praticar inglês em casa com seus filhos

Equipe Pedagógica Rockfeller | 04/05/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Selecionamos 3 ideias para você praticar inglês em casa com seus filhos. Mesmo que você ainda não seja fluente! Acontece mais ou menos assim. Você se enche de orgulho em ver seus filhos começarem a falar inglês naturalmente em casa, mas não consegue fazer parte do mundinho bilíngue deles porque sente que seu inglês não é bom o suficiente.

Muitos pais e mães passam pela mesma situação

Por isso, a gente reuniu 3 ideias bem fáceis para você praticar inglês em casa com seus filhos, independente do seu nível de fluência. Basta você ser mãe ou pai, tio ou tia, avô ou avó, madrinha ou padrinho, ou seja, para todo mundo!Ah! E se você está aí pensando em como saber se seus filhos estão mesmo aprendendo inglês, confira nosso post 4 sinais de que seu filho está aprendendo inglês.

Ideia 1: SING ALONG

Pode até ser que você não saiba falar inglês ainda, mas com certeza você curte e ouve muitas músicas em inglês.

Selecione suas músicas internacionais favoritas e convide seus filhos para uma sessão musical. Cante e dance junto, conte histórias de quando você ouvia e com quem ouvia tais músicas. Não se preocupe se está cantando certo ou errado neste momento (você pode até ir treinamento para melhorar cada vez mais), o objetivo é criar um momento especial em família com um fundo musical em inglês.

Agora é a vez dos outros membros da família. Escolha um dia específico da semana e peça para cada um preparar sua seleção musical para as próximas datas.

Ideia 2: MOVIE TIME

Escolha uma noite da semana para fazerem uma sessão de filmes (ou seriados) em família. Prepare a pipoca, o chocolate, as almofadas no chão e desligue as luzes para criar um clima de cinema mesmo. 

Não há gênero de filme específico, desde que ele seja apropriado para todas as idades e CUJO ÁUDIO SEJA EM INGLÊS E SEM LEGENDAS!

O que? Como assim?

A grande “sacada” para que este momento funcione é escolher filmes que vocês já viram, quem sabe até mais de uma vez. Quanto mais familiarizados vocês forem com a história e personagens, menos vai importar se vocês entenderão todas as palavras que eles dirão no áudio original.

Mas sem legenda também?

Claro! Esta não é uma atividade de leitura, e sim, uma experiência autêntica em família e em contato com sua segunda língua.

Ideia 3: GAME NIGHT

Você já deve ter percebido que os americanos adoram noites de jogos. Essa é uma tradição ainda bem comum entre amigos e familiares nativos, por isso cenas assim aparecem em vários filmes e seriados.

Agende com toda a família uma noite especial só de jogos em inglês. Prepare snacks (petiscos) e libere a sala de estar para muita diversão.

Veja abaixo algumas opções de jogos para você e sua família praticarem o inglês que vocês já têm (para qualquer nível de fluência):

  • THE MIMING GAME: Mímicas são fáceis de fazer e funcionam em qualquer idioma. Para iniciantes, opte por vocabulário de animais, comidas, objetos, roupas, cidades, entre outros de maior conhecimento entre os participantes. Você pode (e deve) ir aumentando a dificuldade de acordo com o nível de fluência de toda a família.
  • PICTIONARY: Esse jogo é a parte de desenhar do nosso clássico Imagem e Ação, ou seja, o desafio é adivinhar o que o outro estiver desenhando. Da mesma forma que o Miming game, o vocabulário que vocês poderão usar vai de acordo com o conhecimento de inglês do grupo.
  • SCRABBLE: Este é um dos jogos mais tradicionais entre as famílias americanas. Considerado um boardgame (jogo de tabuleiro), ele é excelente para crianças já alfabetizadas e pode ser jogado também em Português – em qualquer outro dia, pois na game night só se fala inglês. Aqui no Brasil o tabuleiro é difícil de encontrar, por isso a versão escrita é uma alternativa bem legal. Acesse nosso Pinterest (link para essa atividade que vai para o Pinterest) para fazer o download do arquivo e imprimir as cópias do jogo. E mantenha um dicionário pronto para conferir as palavras diferentes que surgirem, pois não vale inventar, hein?!

E os teenagers?

Você tem filhos adolescentes e que também estão estudando inglês?

Então confira esse outro post sobre como praticar inglês com amigos, pois as ideias de lá podem ser utilizadas nas suas game nights também.

E sabe o que é mais legal? Assim que a pandemia passar e todos possamos voltar a “aglomerar”, convide seus amigos com filhos para o game night e marque a @rockfellerlanguagecenter nos stories que vocês fizerem! A gente vai adorar compartilhar esses momentos incríveis com você.

E aí? Gostou dessas 3 ideias para você praticar inglês em casa com seus filhos? Compartilhe, comente, salve para consultar depois!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos