Idioma

5 atitudes para você tomar hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

Equipe Pedagógica Rockfeller | 06/05/2021 | 5 min de leitura | Voltar

Muitas pessoas estão tentando aprender inglês por muito tempo. E há anos e meses, elas imaginavam que já estariam fluentes hoje. Isto é realmente cansativo e frustrante! Principalmente quando você percebe que a maioria dos seus amigos conseguem, e só você não. Por isso, listamos 5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês.

Palavra de especialista

Até porque, você sabe que a cada vez que você desiste, vai acabar tendo que recomeçar tudo de novo mais adiante. Ou seja, tudo passa a ser um círculo vicioso e totalmente desmotivante!

Então perguntamos à Juliana Jaboinski, Psicóloga, Mestra em Psicologia pela UFRGS e professora universitária, porque tantos alunos desistem de aprender um idioma. 

“Qualquer processo de aprendizagem depende da motivação e a motivação depende da emoção. Somos motivados por algo que nos emociona, que nos desperta interesse” diz Juliana.

Tem que ser com emoção

De acordo com Juliana “no caso da aprendizagem de um novo idioma, é possível que essa ‘motivação emocional’ não esteja tão clara para quem ainda se apega somente às necessidades externas – ser mais competitivo no mercado de trabalho, por exemplo. Chamamos isso de motivação extrínseca.Ela existe, é importante, porém não é tão poderosa quanto a motivação intrínseca. Diante disso e analisando a problemática pelo viés da psicologia cognitiva, podemos dizer que a dificuldade em manter a motivação está relacionada a vários aspectos, dentre eles, inclusive, expectativas irreais do aluno. Não é incomum a pessoa esperar que em pouco tempo domine o idioma, e delegando essa responsabilidade somente ao curso ou a seus professores.

NO ENTANTO SABEMOS QUE A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO ATIVO, PORTANTO ELA DEPENDE SIM DA DEDICAÇÃO DO ALUNO. É POSSÍVEL QUE ISSO NÃO ESTEJA TÃO CLARO E JUNTAMENTE COM AS ALTAS EXPECTATIVAS, O PROCESSO CULMINE EM FRUSTRAÇÃO E POSTERIOR ABANDONO DA TAREFA.

Juliana ainda recomenda que os alunos revejam suas expectativas e desmembrem a grande meta de dominar o idioma por completo, em tarefas menores. “As metas menores a serem alcançadas funcionam como reforço positivo poderoso, dando concretude ao avanço do sujeito. Por fim, tentar fazer com que os alunos reflitam sobre sua motivação intrínseca para aprender inglês também ajuda a manter uma conexão com o ato de aprender e se esforçar. Resumindo, a pessoa precisa iniciar a tarefa com as expectativas alinhadas à realidade, saber, no entanto, que está subindo degraus e se manter ciente dos motivos externos e internos que a fizeram iniciar esse desafio,” completa ela.

Concordamos plenamente com a Juliana e queremos que você nunca desista. Por isso, selecionamos 5 atitudes que você deve começar a ter hoje para nunca mais desistir de aprender inglês.

1. LISTE 5 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ QUER APRENDER INGLÊS HOJE

Primeiramente, separe as suas necessidades extrínsecas e intrínsecas como a psicóloga Juliana brilhantemente explicou acima. A partir de agora, foque mais nas intrínsecas, ou seja, o que desperta o prazer e alegria em você ao estudar inglês. 

Esse tipo de motivação vai te levar mais e mais longe, basta praticá-la.

5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

2. ESTABELEÇA PEQUENAS METAS

Peça ajuda ao seu professor para entender o que você está aprendendo no momento e o que ele espera que você saiba fazer ao final da unidade ou do livro. Ele conhece bem o material, o curso e o seu ritmo de aprendizagem, por isso é um grande aliado seu nesta jornada.

Está pensando em recomeçar seus estudos? Excelente ideia!

Pesquise um curso que se adeque às suas necessidades e assim que as aulas começarem, faça o que sugerimos acima.

5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

3. ESCOLHA ALGUÉM PARA SER SEU COACH MOTIVACIONAL

Sabe aquele amigo ou amiga que sempre te deixa com um alto astral incrível? Para quem você liga quando está triste ou precisando de um bom conselho, quem nunca te deixa na mão!

Justamente, peça para essa pessoa NÃO DEIXAR QUE VOCÊ DESISTA NUNCA MAIS! Uma ideia é toda vez que você sentir que está desmotivado, você vai procurar seu coach motivacional e ele ou ela irá te ajudar a focar nos motivos pelos quais você quer aprender inglês, e como você já progrediu e deve continuar.

5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

4. CRIE UM QUADRO DE VISUALIZAÇÕES

Nesta etapa, liste tudo o que você quer fazer quando estiver fluente em inglês. Igualmente, procure por recortes de revistas, jornais ou desenhe a viagem dos seus sonhos, o trabalho ideal, os amigos que você vai fazer pelo mundo, aquele seu vídeo no TED TALKS bombando no youtube e tudo o mais que vier à sua cabeça e ao seu coração.

Mantenha esse quadro em um local visível para que você olhe para ele e se inspire todos os dias.

5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

5. AJUDE ALGUÉM

Nada é mais gratificante e energizante do que ajudar outras pessoas. Temos certeza de que você sempre teve este desejo, mas nunca soube o que, como ou quando fazer. Chegou a hora! E entre as 5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês que listamos aqui, esta é uma das mais especiais. Motivação pela emoção, lembra?

Tem uma grana sobrando? Separe uma certa quantia de dinheiro todos os meses (desde que não faça falta para você) e guarde em uma conta ou poupança separada das que você usa todos os dias. Quando você finalmente alcançar o nível de inglês que você tanto almeja, escolha alguém de sua família ou um amigo e presenteie essa pessoa com o que você guardou para que ele ou ela possa investir em seu próprio aprendizado de inglês.

5 atitudes para você tomar a partir de hoje e nunca mais desistir de aprender inglês

Networking, sempre

Está sem grana no momento? Sem problemas! Seja como for, utilize seu tempo e seu networking para o bem comum. Que tal coletar livros usados e doá-los para a biblioteca de uma escola pública mais perto de você?! Nesse sentido, você também pode reunir sua galera e fazer o dia do cachorro quente em uma entidade social do seu bairro. Se você ama animais, voluntarie-se para ajudar um abrigo em sua cidade nos finais de semana. 

Assim, todas as vezes que você se sentir desanimado, a realidade de outras pessoas irá te lembrar da oportunidade que você tem de aprender um segundo idioma, e que o mundo precisa de mais pessoas que nunca desistam delas mesmas e do próximo.

Agora é com você! Coloque essas ideias em prática que a certeza do sucesso estará cada vez mais próxima. E, claro, conte com a gente! E mais, aproveite para ler este artigo sobre Rotina de estudos!

Siga nosso Instagram! Tem sempre muitas novidades por lá! @rockfellerlanguagecenter


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos