Idioma

5 formas de ajudar seu filho a estudar em casa

Equipe Pedagógica Rockfeller | 15/06/2021 | 4 min de leitura | Voltar

A gente sabe o quão preciso é o tempo dos pais com filhos em idade escolar. Cada minuto conta e cada segunda faz falta, por isso, vamos direto ao ponto com 5 formas de ajudar seu filho a estudar em casa.

Seja você um pai ou uma mãe que trabalha fora ou casa, possui somente um ou mais filhos, as sugestões abaixo funcionam para qualquer família cujos filhos estão estudando remotamente ou que já voltaram para a escola.

1. Prepare uma agenda de estudos em casa

As crianças, desde os anos iniciais de educação escolar, possuem uma rotina bem planejada com seus colegas e professores, por isso em casa também deve haver tempo certo para cada tipo de estudo. Peça às crianças para ajudarem você a criar uma agenda de estudos para os 5 dias úteis da semana para que a contribuição deles se transforme em motivação. Quando os pequenos sabem o que fazer e quando fazer, tudo fica fácil.

2. Prepare um cantinho de estudos bem especial

Está mais que comprovado que o ambiente de trabalho deve ser estimulante e inspirador para que possamos continuar produzindo. Sendo assim, é importante manter o escritório organizado, seja ele em casa ou na empresa. E por que com as crianças deve ser diferente?

O estudo delas é o único trabalho que elas têm. Pensando nisso, que tal criar um mural decorado com fotos especiais de outros anos escolares, frases de incentivo e lembranças? Uma iluminação apropriada e o silêncio também são fatores essenciais para que os pequenos possam se concentrar e arrasar nas tarefas, trabalhos e estudos.

3. Encoraje-os a lerem mais

A geração alpha já está aprendendo a ler, mas será que eles estão lendo livros ou sua leitura se resume às telas?

Os e-books são uma excelente fonte de leitura, principalmente para crianças que passam a maior parte de seu tempo de estudo e lazer nas telas. Mas que tal incentivar seus filhos a lerem livros impressos? Você pode dividir seus títulos favoritos com eles, e vice-versa. E ao final de duas semanas, por exemplo, vocês podem discutir o que leram como num Book Club de verdade. Prepare uns cookies e um chocolate quente, e coloque sua leitura com eles em dia!

4. Mantenha um bom relacionamento com os professores deles

É muito comum que mães e pais tentem assumir o papel de professores em casa, tentando sobrepor seu conhecimento e experiência escolares às técnicas e métodos atualmente utilizados nas escolas. E essa é uma excelente receita para a confusão, onde o principal prejudicado é o estudante.

Seus filhos não aprenderão matemática, ciências, história e inglês da mesma forma que você aprendeu – ainda bem – pois o ensino também evolui com o passar dos anos. Por isso, mantenha um excelente diálogo com os professores, peça ajuda sempre que achar necessário e aprenda a aceitar novas formas de repassar o seu conhecimento e apoio em casa.

5. Ajude-os a relaxar

Se tem algo que estes 2 anos de pandemia têm nos ensinado é que precisamos cuidar de nossa saúde mental! Manter o tempo de estudo em equilíbrio com outras atividades que seus filhos gostam é primordial para que eles cresçam valorizando cada vez mais os momentos de relaxamento e recarga mental. 

Mas meu filho sai do computador depois da aula e vai direto para o vídeo game ou para o tablet. O que eu faço?

Leia nosso post sobre tempo de tela de qualidade e relaxe, vai ficar tudo bem!

Agora, se seu filho também estuda inglês e você não sabe como praticar inglês em casa com ele, este outro post é perfeito para você!

Além destas 5 formas de ajudar seu filho a estudar em casa, queremos aproveitar esta oportunidade para parabenizar vocês, pais e mães brasileiros, por tanta dedicação, cuidado, suporte e carinho com seus filhos. Nós sabemos de todas as dificuldades e desafios que foram triplicados pela pandemia, mas temos a certeza de que o amor vence qualquer barreira! Contem sempre conosco! 


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos