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4 dicas valiosas sobre gestão de tempo que você não pode perder

Equipe Pedagógica Rockfeller | 28/06/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Você sabe por que algumas pessoas conseguem fazer muito mais do que você com as 24 horas delas por dia? A resposta é simples – gestão efetiva do tempo! Então confira a seguir, e com atenção, as nossas 4 dicas valiosas sobre gestão de tempo.

Se você termina seus dias desejando que existissem mais horas disponíveis para terminar tudo o que você deveria ter feito, este post é para você! E se você sempre usa a desculpa de que não tem tempo para se dedicar às suas aulas e estudos de Inglês, este post está gritando seu nome.

1. Work Smarter – Not Harder!

Uma boa gestão de tempo faz com que você foque menos na atividade e mais no resultado. E o primeiro passo para esta transição é entender que estar ocupado não significa ser produtivo. O seu objetivo deve ser realizar mais tarefas com maior qualidade, e em menos tempo para que você tenha mais equilíbrio entre o trabalho, o estudo, descanso e seus hobbies.  

Comece sua semana definindo tudo o que você quer fazer nos próximos 5 ou 7 dias. O ideal é escrever em sua agenda física ou eletrônica, para manter seus registros à mão. Depois, faça o mesmo todas as manhãs – acorde revisando ou redefinindo suas tarefas diárias, como num ritual matinal. 

Uma empresa de contabilidade americana chamada Cerefice & Company Accounting estudou os hábitos de seus clientes milionários por algum tempo, descobrindo que 81% deles possuía uma to-do list para ajudá-los a manter o foco e garantir dias mais produtivos de trabalho. Que tal se inspirar em quem já testou e provou a eficácia desta primeira dica?!

4 dicas valiosas sobre gestão de tempo

2. First things first

Aprenda a priorizar o que for mais importante de acordo com os seus objetivos. Por exemplo, se você deseja perder peso, então fazer exercícios físicos e se alimentar bem são hábitos que precisam ser priorizados em sua agenda. Se o seu sonho é fazer aquele mochilão sozinho pela Europa, saiba que estudar inglês deve estar no topo de sua lista de prioridades. 

Priorizar significa usar seu tempo com o que realmente importa para você. Ou seja, passar 10 horas do seu dia finalizando tarefas e mais tarefas não é uma forma de usar seu tempo com sabedoria. Mas como colocar isso em prática? A gente te ajuda a distinguir o grau de prioridade de sua rotina.

Alta Prioridade: algo que impacta profundamente o seu planejamento e seus prazos são geralmente menores.

Média Prioridade: não são tão urgentes, mas ainda importantes, com prazos mais flexíveis, mas ainda curtos.

Baixa Prioridade: possui um impacto mínimo em seus objetivos, pode ficar para depois.

Agora que você já sabe priorizar o que é importante para você, volte no planejamento que você fez seguindo a primeira dica e revise suas prioridades lá listadas.

3. Sometimes later becomes never

A procrastinação é uma resposta física e mental do nosso organismo para tudo o que não gostamos de fazer. Por exemplo, algumas deixam para depois o que querem fazer com mais perfeição. Se você perdeu algumas aulas de inglês ou deixou algumas tarefas incompletas, seu lado perfeccionista te convence que seria melhor desistir se você não puder fazer bem feito. Mas agora eu te pergunto: você desistiu de aprender a andar depois de alguns tropeços?

Hábitos são formados com consistência e insistência, e não perfeição. Por isso é muito importante dizer a si mesmo que você está dando o seu melhor, mesmo que não seja o melhor de todos. 

Experimente a Regra dos 5 segundos, de Mel Robbins. Quando você precisar fazer algo que não gosta ou não quer fazer, conte regressivamente de 5 a 0, e quando chegar no 0 faça o que deve ser feito. Não pense, só faça. E depois nos conte se deu certo!

4. Starve your distractions, feed your focus!

4 dicas valiosas sobre gestão de tempo

Saber lidar com – e ignorar – as distrações é uma batalha diária. Há sempre um colega precisando de ajuda, ou os filhos em aulas remotas, os stories do Insta e o seu whatsapp que não para de apitar!

As redes sociais são as maiores “ladras” de tempo no mundo digital moderno, seguidas da TV e do videogame. No estudo com os milionários que citamos no primeiro item, somente 27% deles assistiam TV por mais de uma hora por dia. Isso não quer dizer que você precisa cancelar sua assinatura do Netflix. 

“Todo excesso esconde uma falta, busque sempre o equilíbrio.”

Limite seu tempo de tela assim como você limita a quantidade de carboidratos que você come ou os quilômetros que você corre por dia. Aprenda a dizer não para qualquer distração que tire o seu foco ou lhe afaste dos seus objetivos. Se seus amigos começaram a marcar aquele happy hour bem no dia e no horário das suas aulas de inglês, convença-os de esperar você chegar ou começar mais tarde. E lembre-se deles quando trouxer os souvenirs da sua viagem pela Europa!

Enfim, tenha em mente que gerir seu tempo é um hábito que você precisa praticar para adquirir. Aplicando essas 4 dicas valiosas sobre gestão de tempo no seu dia a dia, você vai ficar cada vez mais perto da realização de vários sonhos e planos! E se você não conseguiu entender os títulos das dicas em inglês, não não perca mais tempo e venha pra Rockfeller!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

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