Rock Students

Inglês para iniciantes: 7 dicas para não ter medo de começar

Equipe Pedagógica Rockfeller | 14/10/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Com as dicas certas, aprender inglês se torna muito mais fácil e até divertido. Podem surgir dificuldades no início do processo, mas com essas táticas que trouxemos, você sentirá a diferença! Confira!

Por que aprender inglês e quais suas vantagens?

Sendo o idioma mais popular do mundo e o mais valorizado no mercado de trabalho, o inglês está presente em todos os lugares: em nomes de produtos do nosso dia a dia, até em palavras que adicionamos ao nosso vocabulário sem nos darmos conta. Ainda que possa parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, é preciso relaxar e mudar sua visão sobre o assunto.

O principal objetivo das pessoas é fazer um curso de Inglês para iniciantes pensando em melhorar seu currículo e ter mais oportunidades de trabalho, mas precisamos pensar nesse idioma de uma forma mais ampla.

Aprender uma nova língua também pode abrir portas para conhecer uma cultura diferente, poder fazer viagens para outros países e se conectar com pessoas, desenvolver uma conversa e fazer novas amizades.

O importante ao começar a estudar inglês é tornar esse momento interessante e prazeroso, com um propósito que você tem desejo real de alcançar. Aliado a isso, claro, é importante lembrar que como qualquer forma de estudo, você deve se esforçar e se dedicar para alcançar seus objetivos.

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1. Use a internet e as redes sociais a seu favor

Com certeza você passa algum tempo online, tanto que está aqui lendo esse texto. A internet hoje é um canal poderoso para aprender inglês, seja tirando dúvidas sobre uma palavra ou expressão, seja para acessar conteúdos de ensino. Muitas escolas até oferecem a opção de estudar inglês ao vivo de sua casa.

O mesmo acontece nas redes sociais. Você com certeza está em contato com conteúdos em inglês há muito tempo e já até sabe o significado de várias palavras.

Aproveite para seguir pessoas que compartilham conteúdos em inglês com legendas ou páginas com dicas de gramática e conversação. Outra coisa indicada é alterar o idioma de seus aplicativos e de seu aparelho celular para estar sempre em contato com o idioma.

2. Fale sozinho sem medo de julgamentos

Ainda que no primeiro momento seja estranho, escolha um lugar reservado e continue a praticar que rapidamente você se solta. Uma forma de melhorar seu inglês é assistir vídeos e tentar repetir frases, comparando para saber onde melhorar sua pronúncia. Grave sua voz e ouça em seguida. Especialistas em linguística já provaram que isso ajuda muito no aprendizado.

Imaginar cenas ou criar conversas sobre um assunto, como se conversasse com outra pessoa, é uma ótima ideia que te ajuda a praticar diferentes vocabulários sobre temas variados. É interessante deixar um dicionário por perto para procurar palavras que você queira incluir na frase e ainda não sabe.

3. Leia conteúdos de seu interesse

Muitas pessoas têm medo de falar em inglês porque temem esquecer palavras ou não saber se expressar sobre algum assunto. Isso pode ter relação com um vocabulário reduzido. Aprender palavras e expressões é fundamental para melhorar nesse campo. Uma ótima forma é ler conteúdos em inglês.

Como ler pode ser um tanto dificultoso para alguns, procure conteúdos que sejam do seu interesse, o que facilita o desejo em descobrir o que está sendo lido. Seja uma matéria em um blog, uma revista sobre um tema ou um livro de histórias com linguagem em Inglês para iniciantes. E se você gosta mesmo de televisão, ainda pode assistir vídeos, filmes e séries com as legendas ativadas em inglês.

4. “Pense” em inglês

Pode até parecer estranho ler isso, mas é um processo usado na aprendizagem que funciona muito! Sabemos que não é nada simples, mas é uma técnica que vale muito a pena exercitar.

Concentre-se para mudar seu pensamento para o inglês. Mentalmente, observe coisas e as descreva, pense sobre algum assunto ou até planeje suas atividades do dia seguinte. Gradualmente você perceberá que as palavras em inglês já estão em sua cabeça e você forma pensamentos completos no idioma.

5. Treine sua audição

Treinar a audição é ouvir conteúdos em inglês. Escutar pessoas falando ajuda a estimular o cérebro na percepção das palavras e na formação de frases.

Se achar mais fácil, no início leia a transcrição do áudio para compreender melhor palavras e expressões que ainda não saiba. Ligue o rádio, ouça um podcast ou baixe um áudio livro e preste atenção nas diferentes pronúncias.

Uma coisa que a maioria das pessoas gosta é de música. É uma saída muito divertida para aprender palavras, ouvir uma pronúncia mais rápida e até treinar cantando junto. Aproveite que a maioria das músicas possui letra disponível na internet e acompanhe para saber melhor o que está sendo dito. Essa tática funciona muito bem para quem está começando a aprender o idioma.

6. Não vale ter medo de errar

A vergonha e a ansiedade podem bater forte na hora de escrever ou falar com alguém em outro idioma. Mas lembre-se que ninguém sabe ou tem conhecimento sobre tudo, e estar interessado em aprender algo é muito admirado pelos outros.

Da mesma forma, saiba que a maioria dos estrangeiros irá compreender o contexto do que você está dizendo mesmo com alguns erros, além de saberem que você está dando seu melhor. Estude, mas também erre sem medo. Falhar faz parte e vai te ajudar a progredir no aprendizado do inglês!

7. Tenha calma e seja realista

Começar a aprender um idioma e se dedicar a isso já é um grande passo. Porém, tenha calma e não desanime durante o caminho. Entender novas formas de falar e se expressar pode ser um pouco complexo no início, mas é normal para todos.

Seja realista e entenda que cada pessoa tem um tempo. Estabeleça pequenos objetivos e vá avançando com dedicação e principalmente, planejamento. Crie um ritmo adequado ao seu dia a dia e se apegue a ele. Faça uma lista de metas e acompanhe sempre para manter seu foco!

Com certeza, toda essa jornada fica muito mais fácil quando temos ajuda de profissionais, pessoas que sabem o melhor jeito de ensinar cada tipo de conteúdo. O ideal é escolher uma escola que possua uma metodologia moderna, que auxilie diferentes tipos de alunos e saiba adequar o conteúdo às suas necessidades.

Já pensou em usar a tecnologia para te ajudar a aprender mais rápido? Conheça mais sobre uma escola que oferece excelência no aprendizado em Inglês para iniciantes e possui certificação em todos seus cursos. Leia mais e entenda como aprender inglês pode ser mais fácil do que você imagina!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos