Rock Students

Toefl: entenda como funciona essa certificação

Equipe Pedagógica Rockfeller | 15/10/2021 | 4 min de leitura | Voltar

O Toefl (Test of English as a Foreign Language) é o maior teste usado para medir a proficiência de um falante não nativo de inglês. Ele pode ser feito tanto online quanto presencialmente e o seu certificado é utilizado para ingressar em faculdades do mundo inteiro. No Brasil, sua versão presencial está disponível na maioria das capitais, em centros de aplicação. Entretanto, você pode se inscrever de maneira muito simples e fazê-lo do conforto de sua casa.

Talvez você já saiba de tudo isso, então vamos aprofundar e entender como funciona essa certificação (e a temida prova), para você poder medir os seus conhecimentos de inglês, fazer um curso ou já pensar naquele intercâmbio para o seu país favorito.

Como funciona a prova?

A prova mais comum do Toefl é a IBT (Internet Based Test), já que é a mais completa oferecida pela ETS (Educational Testing Service). A certificação por essa versão do Toefl é consideravelmente mais aceita pelas universidades. São mais de 11 mil universidades em 150 países que pedem a certificação do Toefl para seu ingresso, principalmente para cursos de duração mais longa.

Para se inscrever no Toefl, ser avaliado e retirar a sua certificação é necessário o pagamento de uma taxa, que hoje gira em torno dos U$ 215,00. Para isso, o pagamento é feito por cartão de crédito, transferência bancária ou PayPal. A média de tempo para a conclusão do teste é de 3 horas a 3 horas e meia, com limite de 4 horas. Fique atento caso sua prova seja presencial, sempre reserve um tempo a mais para possíveis imprevistos!

O teste Toefl IBT é dividido em quatro partes, que avaliam sua proficiência nas habilidades da língua inglesa, são elas: interpretação de texto, interpretação oral, fluência e redação. As questões e tarefas envolvidas nas quatro seções somam um total de 120 pontos, distribuídos igualmente. Faculdades consagradas e altamente requisitadas como Harvard chegam a pedir uma nota mínima de 100 pontos, então se você planeja ir para o exterior e entrar numa boa universidade, o Toefl é essencial.

Para facilitar, vamos entender o que é cobrado em cada seção do Toefl

  • Reading (interpretação de texto): a primeira parte da prova consiste em 10 questões sobre interpretação de 3 ou 4 textos. Eles não precisam de nenhum conhecimento prévio do aplicante para serem respondidos, mas as passagens utilizadas na prova são de livros acadêmicos. Com isso, há uma variedade de perguntas possíveis, desde as ideias principais do texto e vocabulário, até relações de causa e efeito.
  • Listening (interpretação oral): essa seção apresenta questões sobre trechos de áudio, divididas em dois estilos. Primeiramente, conversas envolvendo professores e alunos de até 3 minutos, com 5 questões por áudio. O segundo estilo é um pouco mais complexo e envolve de 5 a 7 palestras, com 6 questões cada. Você só poderá ouvir os áudios uma vez. Mas fique tranquilo, porque é possível anotar partes importantes do áudio para depois responder.
  • Speaking (fluência): após um intervalo merecido e após tantas questões, a seção da fala é dividida em quatro tarefas. Aqui é a hora de esquecer o the book is on the table e falar como um nativo. As tarefas 1 e 3 são respostas orais sobre tópicos comuns do dia a dia e sobre uma palestra, respectivamente. Já as questões 2 e 4 são um pouco mais difíceis e consistem em combinar duas fontes para formular a sua resposta, sejam elas áudios ou textos. Seus áudios serão gravados e enviados para avaliação.
  • Writing (redação): a última etapa é a parte da escrita. São dois testes realizados em 50 minutos. Aqui, como na última etapa, você começará anotando as ideias principais de duas fontes e relacionando-as. Depois disso, lembre-se (e talvez tenha pesadelos) da sua prova do Enem, pois você precisará escrever um texto independente, explicando suas opiniões. As dissertações costumam possuir 300 palavras cada.

Como funciona a certificação?

A certificação do Toefl é a nota recebida após a avaliação individual dos corretores. Com ela, é possível candidatar-se para cursos superiores nas universidades e de inglês no seu país de escolha. O resultado demora entre 10 e 13 dias para ser divulgado após a realização. É só conferir no site oficial do Toefl.

O prazo de validade da certificação do Toefl é de 2 anos e ela pode ser renovada quantas vezes forem desejadas, aplicando para a prova novamente. Vale lembrar que o Toefl não é passível de reprovação, é somente uma maneira de medir os seus conhecimentos em uma língua estrangeira. Mais do que isso, ele é um recorte: podemos sempre tentar o teste novamente e aprimorar a nossa nota. Passado um período de 12 dias, já é possível realizá-lo outra vez.

As universidades estrangeiras querem uma comprovação da sua capacidade de acompanhar o conteúdo na sala de aula, por isso elas exigem um nível mínimo de compreensão da língua antes de aprovar a matrícula de alunos de outros países. Desse modo, o Toefl é essencial para a obtenção desses requerimentos, além de uma ótima forma para medirmos o quanto estamos fluentes no inglês.

Em cada seção da prova, de acordo com sua pontuação, sua fluência é categorizada em alguns níveis: abaixo de básico, básico, intermediário inferior, intermediário superior e avançado. Quando receber o seu certificado, sua proficiência em cada parte será indicada e uma média simples pode relatar um panorama mais geral do seu nível de inglês.

Com a certificação do Toefl também é possível checar o seu nível de fluência de acordo com o CEFR (Common European Framework for Languages). Após o resultado, a sua nota final possui equivalências com os níveis do quadro europeu, indo do iniciante (A1) para o fluente (C1/C2). Por conseguinte, você poderá enquadrar a sua proficiência em um padrão mais comum e melhorar sua pesquisa caso seu interesse seja ingressar em universidades europeias.

O inglês é importante hoje em dia para a vida profissional, acadêmica e social, principalmente em um mundo cada vez mais conectado. Ademais, poder provar que está apto para estudar em outra língua ou seu nível de fluência é uma ótima maneira de abrir novas oportunidades.

Não perca essa chance! A Rockfeller pode tirar suas dúvidas sobre o Toefl e está contigo na busca pelo inglês fluente!

Agende aqui uma aula demonstrativa!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos