Rock Students

Inglês para crianças: conheça os principais benefícios

Equipe Pedagógica Rockfeller | 24/11/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Considerada a língua mais importante do mundo, o inglês é a porta de entrada para facilitar a comunicação nos mais diferentes lugares. Assim, o inglês para crianças é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Estabelecer um contato com a língua desde cedo, além de ajudar na questão citada acima, proporciona uma maior desenvoltura, tanto para o entendimento da língua, quanto para uma melhor pronúncia da mesma.

Dessa maneira, o inglês para crianças, se aplicado desde quando elas começarem a lidar com o próprio idioma nativo, pode facilitar a compreensão, fazendo com que ele se desenvolva naturalmente na alfabetização dos pequenos.

De todo modo, o inglês para crianças possibilita inúmeras vantagens e benefícios, que poderão ser percebidos durante o desenvolvimento delas, auxiliando em diversos momentos da vida.

Pensando nisso, elaboramos o texto abaixo para abordar essas características, de modo a auxiliar durante a alfabetização das crianças, com informações que podem ser reforçadas durante o processo de aprendizagem. Confira!

Melhor pronúncia

O inglês para crianças pode soar difícil e complexo em seu início, a gente sabe. Porém, a prática e a constância no contato com a língua inglesa vão facilitar, com certeza, a construção da pronúncia correta pelos pequenos.

Dessa maneira, durante os seus primeiros anos, a criança possui uma grande facilidade de aprendizagem, assimilando muito mais facilmente os conteúdos e lições aprendidas no âmbito escolar.

É a partir desse processo que o domínio do inglês pelas crianças começa a se equiparar à consolidação do idioma nativo, quando aplicado mais cedo do que de costume. Desse modo, a facilidade para ler e falar em inglês será muito maior.

Rápida aprendizagem

O inglês para crianças possui uma característica especial e marcante, que o diferencia em relação à aprendizagem adulta: a sua assimilação pelos pequenos tende a ser muito mais rápida e intuitiva.

O cérebro das crianças age de uma maneira conhecida como “plástica”. Ou seja, o aprendizado de qualquer assunto acontece facilmente e naturalmente, sem maiores complicações.

Desse modo, a capacidade de identificar sons acaba ficando aguçada na infância, tornando a fixação de palavras em outras línguas em um processo flexível e natural. Assim, as crianças desenvolvem uma capacidade de compreensão muito maior.

É importante não tornar o aprendizado de um segundo idioma algo forçado e obrigatório. Na hora de escolher a instituição de ensino, é primordial que o ensino do inglês seja aplicado de modo lúdico. Assim, a criança passa a tomar gosto em aprender outros idiomas.

criança brincando feliz

Desenvolvimento cerebral

O inglês para crianças, ao contrário do que os pais possam pensar, não atrapalha a compreensão e alfabetização do português. Inclusive, adquirir um outro idioma enquanto ocorre a alfabetização do português é totalmente benéfico.

Assim sendo, como o cérebro possui uma velocidade acima do comum quando se é criança, ele proporciona a criação de milhares de conexões, capazes de fixar as informações recebidas de maneira orgânica.

Servindo de modo efetivo para a vida adulta, toda a atividade exercida pelo cérebro durante a infância faz com que as novidades sejam assimiladas. Isso torna a capacidade racional e cognitiva da criança bastante aguçada, agindo também na maioridade.

Aumento da criatividade e da concentração

O aprendizado do inglês para crianças nos primeiros anos de vida é essencial para estimular o cérebro, aumentando a criatividade e a concentração das crianças, com uma melhor assimilação das informações recebidas.

Desse modo, a capacidade de concentração e a criatividade recebem estímulos gigantescos, com o desenvolvimento de características que ajudam na resolução de diversas tarefas, sejam elas simultâneas ou não.

Habilidades cognitivas

O desenvolvimento cognitivo se dá de maneira natural e espontânea durante o aprendizado de inglês para crianças. Ao tomar conhecimento de sons e significados em outros idiomas, os pequenos exercitam o cérebro e aumentam as próprias conexões neurais.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma audição e sensibilidade às particularidades de um novo idioma ajuda na melhora dos índices de concentração e memória. Isso estimula a criança a compreender mais facilmente outros idiomas e disciplinas.

Outra vantagem proporcionada pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas diz respeito à construção do bilinguismo. O contato com um novo idioma é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da agilidade de raciocínio nas crianças.

Também é possível, através dessas características, melhorar a socialização. Quanto maior for a troca com outras crianças, melhor os níveis de segurança e de criatividade para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Diminuição da timidez

O inglês para crianças, através de sua aprendizagem, ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolvimento da timidez, servindo como elemento essencial para melhorar a capacidade social dos pequenos.

Essa vantagem acaba se estendendo para a vida adulta, pois, a naturalidade e espontaneidade presentes na vida infantil podem se desenvolver de modo natural até mesmo na maturidade. Isso se dá às facilidades proporcionadas por um segundo idioma.

Apesar da possibilidade de se confundir durante a aprendizagem de dois idiomas, isso tende a se dissipar com o tempo. Assim, a criança fica segura dos seus erros e adquire um sentimento de confiança em relação às suas possibilidades.

Melhora do rendimento escolar

O desenvolvimento das habilidades cognitivas proporcionadas pela aprendizagem do inglês para crianças vão, com certeza, levar à melhora do rendimento escolar dos pequenos, simbolizando um ganho especial para a vida escolar.

Em relação às diversas disciplinas, a capacidade de um raciocínio rápido e entendimento mais completo é um benefício oferecido pelo estudo do inglês desde cedo. Visto que a tendência é que o comportamento do aluno, por conta disso, se torne prático e rápido.

Maiores e melhores oportunidades

A construção de novas, maiores e melhores oportunidades pode, sim, ser proporcionada pela aprendizagem do inglês. Ter o domínio de uma segunda língua é uma porta de entrada para grandes oportunidades na vida adulta.

A fluência oferece inúmeras vantagens, como a possibilidade de conseguir bolsa de estudos no exterior, ou vaga em um curso concorrido da universidade. Além disso, oferece um melhor domínio de tempo na hora da realização de provas e exames.

Outro ponto crucial é a chance de conseguir ingressar em programas de pós-graduação em instituições de ensino superior (brasileiras e internacionais), já que o domínio da língua é um pré-requisito básico para alcançar esse patamar.

Conclusão

A Rockfeller conta com opções de cursos de inglês e espanhol para você que deseja aprender ou aperfeiçoar a fluência em um novo idioma. Confira nossas modalidades conversando com o nosso time. Estamos esperando por você!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos