Rock Business

A importância do inglês para sua carreira profissional

Marco Almeida | 25/11/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Em algum momento da sua vida, provavelmente você ouviu que saber uma língua estrangeira é um diferencial no mercado de trabalho, certo? Que é muito importante o conhecimento do inglês para sua carreira.

Pois é, mas as coisas mudaram. Agora é uma necessidade.

Hoje, com o mundo hiperconectado, no qual as relações humanas não têm fronteiras, falar inglês não é mais um diferencial, mas um requisito para se alcançar bons postos de trabalho.

Mais do que nunca, é crucial a importância do inglês para sua carreira profissional, e de qualquer outra pessoa. Nesse artigo, explicaremos as razões e os impactos de saber inglês, seja para quem está procurando emprego ou para aqueles que querem melhores vagas.

Boa leitura!

Por que o inglês é importante?

Disseminada inicialmente com a expansão do Império Britânico, a língua inglesa assumia caráter central nas relações internacionais ainda no século 19, quando o Reino Unido passou a dominar centenas de países em todo o mundo.

Se o inglês já estava disseminado, a língua se tornou a mais falada em todo o planeta no século 20, quando outro país falante desse idioma dominou o século culturalmente, os Estados Unidos. A expansão da cultura americana não apenas levou a língua inglesa para ainda mais países como consolidou a centralidade dela nas relações comerciais.

Assim, é mais fácil compreender como o inglês se tornou tão importante no mundo. Hoje, segundo uma pesquisa feita pela Ethnologue, mais de 146 países falam inglês, o que faz essa língua ser a mais popular do mundo, com 1,3 bilhão de falantes.

Essa amplitude faz com que o inglês seja a língua-padrão adotada internacionalmente, baseando relações econômicas, culturais e científicas, por exemplo.

Ou seja, não faltam motivos para entender qual é a relevância do inglês para sua carreira. Mas tudo isso que falamos até agora são explicações mais gerais. Vamos ver alguns motivos que mostram, na prática, a importância do inglês para sua carreira profissional.

A importância do inglês para quem procura emprego

Talvez essa não seja a sua situação agora, mas procurar emprego é algo que acontece ao menos uma vez na vida de todos e todas. Nessa hora, se garantir no inglês pode facilitar o acesso a uma vaga desejada.

A depender do ramo de atuação, saber inglês pode ser mais ou menos importante. Em alguns casos, é necessário dominar a língua, enquanto que em outras oportunidades o conhecimento é tido como desejável.

De qualquer forma, basta dar uma navegada nos sites e redes sociais de negócios que fazem anúncio de vagas. Dê uma olhada nos requisitos para as vagas de sua área e veja quantas delas solicitam que o candidato saiba inglês.

Alguns recrutadores pedem até níveis mais avançados de inglês. Para saber qual é o seu nível, faça o nosso teste e descubra.

A importância do inglês para quem está trabalhando

Se você passou da fase de seleção e já está empregado, saiba que dominar inglês continua sendo importante. Nesse nível, há pelos menos quatro razões para isso. São elas:

1 – Networking

Se relacionar com outros profissionais da área e trocar experiências é praticamente um mantra para aquelas pessoas que estão em busca de sucesso profissional, e isso é possível através do networking.

Estar em contato com diferentes realidades, aprender com outros profissionais de ampliar sua rede de contatos são algumas das vantagens de fazer networking de qualidade. Para isso, falar inglês é fundamental.

Mesmo se você quer fazer networking com profissionais de outros países que não adotem a língua inglesa como padrão, é bem provável que o diálogo se dará em inglês. E, nesses casos, não adianta “arranhar” o idioma, é preciso realmente dominar, demonstrar conhecimento.

Além de aprender com outros profissionais, essas oportunidades de troca também são capazes de gerar negócios. Saiba inglês e você terá acesso a essas chances.

Aliás, se quiser saber mais sobre networking, confira o conteúdo que preparamos sobre esse assunto.

2 – Melhores cargos e salários

Se lembra do que falamos sobre as oportunidades para quem está procurando um emprego? Pois é, não é muito diferente quando você entra em uma empresa e pensa em crescer nela.

Seja qual for sua profissão, é provável que os principais cargos que você almeja na área lidem com relações internacionais. Mais uma vez é preciso ser fluente em inglês para chegar nesses postos e ter melhores salários.

Do contrário, é grande a chance de ficar “estacionado” na mesma função e ter poucas oportunidades para crescer, caso não domine o inglês.

3 – Morar no exterior

Quem nunca sonhou em morar fora do país? Viver uma experiência em outra nação, conhecer novos lugares e culturas é o desejo de muita gente. Na maioria das vezes, as pessoas viajam para esses lugares e retornam dias ou semanas depois.

Mas quem sabe inglês pode transformar esses passeios em uma estadia mais longa. Empresas multinacionais precisam de profissionais para atuar no exterior e exigem o domínio de uma língua estrangeira para tanto. Na maioria das vezes, o inglês é esse idioma.

Mas se você pensa que é muito difícil alcançar esses postos, saiba que alguém precisa preencher essas vagas, e pode ser você, desde que domine inglês.

4 – Oportunidade de expansão do negócio

Para quem é proprietário de um negócio, a importância de saber inglês é ainda maior. A depender do ramo, será preciso negociar com clientes de todo o mundo. Ou seja: não saber inglês é perder a chance de lucrar.

Também pode ocorrer de o empresário tentar expandir o negócio para além do Brasil. Por meio de networking ou de negociações com investidores estrangeiros, por exemplo, ser fluente em inglês demonstra confiança e faz com que o empreendedor estabeleça diálogos.

Além disso, mesmo em caso de empresas e negócios menores, muitas vezes é possível conseguir diferenciais importantes ao ler e estudar casos e novidades que estão sendo implementadas no exterior.

É importante estudar inglês

Vimos aqui algumas razões que mostram a importância do inglês para sua carreira profissional. Mas lembre-se que há ainda muitos outros motivos para buscar dominar essa língua.

Quem está estudando, por exemplo, pode conseguir oportunidades de intercâmbio e bolsas de estudo em outros países. Pode ainda trocar ideias com estudantes de outras nações, ler e escrever pesquisas em língua estrangeira e construir uma carreira acadêmica que abre portas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e dê uma olhada nos nossos cursos On Demand e Regular 


Escrito por:

Marco Almeida

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos