Idioma

7 jogos para aprender inglês de uma forma divertida

Equipe Pedagógica Rockfeller | 02/12/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Engana-se quem acredita que jogos para aprender inglês só podem ser apreciados por crianças. Além de servir como uma maneira de melhorar a comunicação e a socialização, eles são bastante eficazes para melhorar o aprendizado de diversas faixas etárias.

Dessa maneira, além de oferecer bons momentos, a aplicação dos jogos para aprender inglês também é ótimo para afastar os momentos de tédio e tornar o aprendizado da língua algo totalmente natural, seja para as crianças ou para os adultos.

Assim sendo, existem diversas opções para melhorar a fluência. Desde jogos de tabuleiro até jogos online, são várias formas que podem influenciar o estudante a aperfeiçoar as suas técnicas.

Pensando em uma maneira de colaborar para um melhor aprendizado, separamos oito opções de jogos para aprender inglês de um modo divertido e desafiador. Estes jogos são capazes de trazer toda a diversão esperada para os momentos de lazer e de estudos. Vamos lá?

Stop!

Bastante conhecido entre o público brasileiro, o stop, apesar de não ser um board game, possibilita a mesma dose de dificuldade e de imersão que é possível de encontrar nos jogos de tabuleiro.

Ele consiste no preenchimento de uma tabela, dividida em diferentes temas. Eles podem ser formados por temáticas simples ou mais elaboradas, de acordo com a decisão dos jogadores participantes.

Dessa maneira, com as regras e métodos de pontuação estabelecidos previamente antes do seu início, o jogo oferece a chance de revisão e reforço de vocabulários, sempre levando em conta o conhecimento dos jogadores.

Portanto, é um jogo que exige raciocínio rápido e flexível. O jogador que for mais ágil e conseguir preencher o maior número de categorias, somando uma grande quantidade de pontos, é o vencedor.

Karaokê

Ideal para reunir a família e os amigos, o karaokê pode servir como um bom elemento para aprender mais sobre o idioma e, de quebra, treinar a pronúncia correta das palavras em inglês.

Sendo assim, imprima as letras das músicas, reúna as pessoas e faça uma seleção de músicas que interessem a todos. Para incrementar a brincadeira, vale colocar a imaginação para funcionar, montando uma banda fictícia e utilizando móveis e utensílios como instrumentos.

Palavras-cruzadas

Conhecido também como Scrabble, esse jogo é ideal para quem deseja aprofundar o próprio vocabulário. Também pode servir como um auxílio no entendimento e na compreensão da língua inglesa, independente do nível no qual o jogador esteja.

Sem mais delongas, esse jogo funciona assim: todos os jogadores envolvidos no game devem sortear sete peças, cada uma delas contendo uma letra específica do alfabeto. Diante das palavras formadas no board, ganha quem adquirir mais pontos, escrevendo palavras totalmente diferentes no tabuleiro.

Desse modo, é importante ressaltar que as palavras escritas no tabuleiro devem estar ligadas de maneira total às outras já formadas no board, assim como em uma revista de palavras-cruzada normal.

The Game of Life

Popularmente conhecido no Brasil como “Jogo da Vida”, a sua versão internacional pode ser facilmente encontrada nas lojas de todo o país. O jogo consiste em uma disputa na qual os jogadores enfrentam desafios da vida cotidiana.

Dessa maneira, enquanto enfrentam questões como casamento, estudos e família, os participantes conseguem treinar e aprender palavras em inglês, já que o jogo oferece uma gama variada de expressões e frases.

Jogos online

Os jogos para aprender inglês online oferecem possibilidades infinitas de aprendizado, estimulando a audição e a escrita. Sem contar que o fato de poder jogá-los no conforto da própria casa facilita com que a assimilação torne-se bastante natural.

Dessa forma, separamos alguns tipos específicos de jogos para aprender inglês online, indicados para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos no alfabeto, escrita, ortografia, significados e características das palavras. Confira! 

ABC Countdown

O ABC Countdown pode parecer simples, à primeira vista, mas exige bastante flexibilidade e rapidez do jogador para que ele consiga ser considerado um verdadeiro expert no alfabeto inglês!

Assim sendo, em um tempo pré-determinado, o jogador precisa clicar nas letras do alfabeto, seguindo a ordem correta. A dificuldade é que, quanto mais os segundos passam, mais rápido o jogo fica.

O desafio do jogo é pontuado pelo uso da música, que se torna mais acelerada conforme o tempo avança. De todo modo, se você conseguir passar por todas as etapas, já poderá se considerar um especialista no alfabeto inglês!

Word Whomp

O Word Whomp é um jogo criado especialmente para melhorar a qualidade das conversações em inglês, estimulando uma melhor compreensão da escrita e ortografia da língua.

Considerado bastante desafiador, esse jogo apresenta seis cartas com letras do alfabeto inglês e precisa estabelecer um número de palavras que podem ser escritas com elas. Cada palavra corresponde a um tempo de dois minutos e meio.

Dessa maneira, para quem está aprendendo o idioma este game pode ser razoavelmente difícil em seu início, pois, exige que o pensamento do jogador esteja voltado para o inglês, buscando palavras existentes nessa língua.

Quem adivinhar mais palavras incorretas, perde o jogo. De todo modo, ele possibilita um raciocínio rápido, além de melhorar a capacidade de compreensão do vocabulário inglês, fazendo com que ele se torne parte do seu cotidiano.

Pictionary

Disponível também como um jogo de tabuleiro, o Pictionary se inicia com o sorteio aleatório de uma palavra, conhecida por apenas um jogador. Após esse procedimento, a palavra deve ser desenhada em um board, para que os outros jogadores possam adivinhá-la.

Os jogadores participantes devem ficar bastante atentos aos significados de cada palavra apresentada, pois, quanto maior for o número de acertos, mais fácil a equipe sairá campeã da jogada.

Agora é só juntar sua galera, dar um google nesses jogos e se divertir!

Conclusão

Gostou da seleção de jogos para aprender inglês e deseja continuar a aperfeiçoar o idioma? A Rockfeller conta com diversos cursos que aprofundam o domínio da língua. Agende uma aula desmonstrativa na unidade mais próxima de você!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos