Rock Practice

Filmes para praticar o inglês básico

Equipe Pedagógica Rockfeller | 14/01/2022 | 5 min de leitura | Voltar

Se você está lendo esse texto, muito provavelmente, você já deve ter dado aquela tropeçada na hora de falar inglês, certo? Mas não se desespere, aqui vai uma série de filmes que podem ajudar você a melhorar sua habilidade de escuta e pronúncia.

Algumas práticas podem favorecer muito o aprendizado de outras línguas. Elas podem ser usadas para ajudar os estudantes a se acostumarem com termos distintos e formas de pronunciar determinadas palavras, garantindo uma fala próxima dos nativos.

Como o inglês tem se tornado uma língua cada vez mais essencial diante de um mundo globalizado, é preciso garantir fluência para se comunicar de forma clara e eficiente com outras pessoas do mundo todo.

Para praticar o inglês básico, é preciso garantir uma prática constante, tanto na fala quanto na audição. Portanto, alguns filmes podem auxiliar nesse processo e garantir maior fluência da língua, visto que contam com uma linguagem mais simples para os que estão iniciando o aprendizado.

Animações para praticar o inglês básico

Os filmes mais fáceis para começar a praticar e praticar o inglês básico são aqueles que contam com uma linguagem mais simples, pouco rebuscada e que trazem uma forma de comunicação mais clara, sem termos técnicos ou palavras complicadas.

Portanto, nada melhor do que começar utilizando animações que, em sua grande maioria, são dedicadas para o público infantil. Por isso, a linguagem inevitavelmente será muito mais simplificada e com termos fáceis de serem acompanhados.

Procurando Nemo (2003)

Procurando Nemo é um filme interessantíssimo para praticar o inglês básico porque suas falas são simples, de fácil entendimento. Com diálogos que, ao mesmo tempo em que podem garantir o aprendizado da língua, são divertidos de assistir.

A história aborda o primeiro dia de aula de Nemo. Depois que ele recusa e ignora todos os conselhos de seu pai superprotetor, acaba sendo capturado por um mergulhador. A partir desse ponto, a missão do pai de Nemo se torna procurar pelo filho, cruzando o oceano para conseguir resgatá-lo.

Viva: A Vida É Uma Festa (2017)

Outra animação muito válida para praticar o inglês é Viva: A Vida É Uma Festa. O filme conta com mensagens de muito valor, além de uma trilha sonora incrível e mostra uma cultura diferente, pois se passa durante o feriado mexicano Dia de Los Muertos.

Sobretudo, o longa-metragem aborda as aventuras de Miguel, um garoto de 12 anos de idade que tem verdadeira paixão pela música e sonha em se tornar músico um dia. Em meio a essa busca, ele acaba caindo no Mundo dos Mortos enquanto tenta encontrar seu avô, que foi uma verdadeira estrela da música mexicana.

Você também pode gostar de outros títulos que são igualmente interessantes para praticar o inglês básico :

  • Divertidamente (2015);
  • Enrolados (2010);
  • Carros (2011);

Comédias românticas e comédias para praticar o inglês

É importante que durante o processo de aprendizagem da língua inglesa que os alunos façam atividades extras por meio dos filmes de uma forma prazerosa. Assim, aos poucos a língua se tornará algo natural nas suas vidas.

Por isso, a escolha dos filmes além de contar com uma linguagem mais simples, como acontece com as animações, também deve levar em consideração questões como a leveza e a pouca exigência a atenção aos detalhes.

Logo, as comédias românticas também são excelentes para praticar o inglês e aprender um pouco mais a respeito das formas de falar dos americanos, os seus trejeitos e detalhes da pronúncia.

Meninas Malvadas (2003)

Um dos maiores clássicos da cultura pop, que se tornou referência em vários segmentos pelo seu humor ácido e referências divertidas. Meninas Malvadas também é um excelente filme para praticar o inglês, pois conta com termos simples e traz um vocabulário atual mesmo tendo o 2003 como ano de lançamento.

A história do filme acompanha Cady, uma jovem que cresceu na África, mas acabou de se mudar para os Estados Unidos com a sua família. Na escola, ela tenta se adaptar às regras e costumes dos seus novos colegas, em especial ao grupo de amigas que insere a garota nas suas atividades.

De Repente 30 (2004)

Outro filme bastante conhecido e que tem uma linguagem simples para praticar o inglês básico é De Repente 30. Clássico e presente em vários momentos na Sessão da Tarde, o longa-metragem é uma comédia divertida. Além disso, conta com diálogos muito fáceis de entender por causa do contexto em que tudo acontece.

Sobretudo, ele aborda a vida de uma menina de 13 anos que se sente cansada de ter que respeitar os limites sociais impostos para a sua idade. Diante disso, ela deseja se tornar uma adulta. Da noite para o dia este pedido é realizado e ela acorda na pele de uma mulher de 30 anos tendo que exercer todas as obrigações de uma pessoa dessa idade.

Algumas outras comédias românticas e comédias que podem te auxiliar no processo de aprendizagem do inglês básico:

  • Perfeita para você (2018);
  • O Diário de Bridget Jones (2001);
  • As Vantagens de Ser Invisível (2012);

Dramas e aventuras para praticar o inglês

Para praticar o inglês e aprender mais claramente como os nativos americanos falam é preciso praticar, conhecer novas palavras, entonações e outros tantos aspectos a respeito da língua. Por isso, é importante ter também um repertório vasto.

Partindo para outra visão, os filmes de aventura e dramas contarão um vocabulário distinto das comédias e das animações. Isso pode acrescentar muito no aprendizado do inglês básico e transformar a experiência em algo mais positivo e satisfatório para os alunos.

Dessa forma, alguns filmes de drama e aventura podem também trazer um repertório de palavras distinto, que pode favorecer o aprendizado de modo geral.

Na Natureza Selvagem (2007)

Este drama acompanha a vida de um garoto que deseja sair de casa para viver em meio à natureza e ter experiências novas. O diferencial é que o filme não conta com uma quantidade muito grande de diálogos. Portanto, fica fácil acompanhar e aprender novas palavras.

Por isso, pode ser bom para os que ainda se sentem inseguros e desejam começar a praticar o inglês de uma forma mais branda.

O Tigre Branco (2021)

O Tigre Branco é baseado na história de um jovem motorista indiano que encontra uma maneira de escapar da pobreza e transformar totalmente a sua vida. Vale destacar que por se tratar de um personagem principal indiano, a entonação e a forma de pronunciar certas palavras será bem diferente. Porém, isso pode enriquecer a maneira dos estudantes de enxergar a língua inglesa.

Dessa forma, como os atores são indianos, o sotaque pode ser importante para que os alunos percebam variações dentro da língua e engrandeçam a prática do inglês básico. Outros filmes que podem ajudar na prática do inglês que se encontram na categoria drama ou aventura:

  • Quatro vidas de um cachorro (2017);
  • Extraordinário (2017);
  • Marley e Eu (2008);

Gostou do conteúdo? Aprenda mais com o novo filme do Spider-Man!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos