Franquia

Investir em franquia: qual o custo-benefício?

Equipe de Expansão Rockfeller | 25/03/2022 | 2 min de leitura | Voltar

Investir em franquia de inglês é garantia de receita recorrente, isso é fato! Existem diversos tipos de franquia, com diferentes valores de investimento e nas mais diversas áreas de atuação.

Porém, antes de você se decidir em participar de uma é necessário pensar bastante. Existem diversos fatores a serem considerados. Neste texto explicamos mais sobre o mundo das franquias.

O que é uma franquia

Também conhecida como franchising, a franquia é um modelo de negócio onde se comercializa a utilização de uma marca, infraestrutura, patente, know-how e direitos de distribuição.

Desse modo, o franqueado tem o direito de abrir uma unidade de um negócio já existente, utilizando de toda a estrutura e conhecimento já criados.

É uma prática lícita regulamentada pela Lei n.º 8.955/94, conhecida como Lei de Franquias.

Benefícios de ser franqueado

A franquia é uma oportunidade de começar um negócio com um menor investimento do que se comparado com empresas tradicionais.

Talvez a principal vantagem seja começar um negócio já validado e experimentado como marca. Desta forma, diminui-se os riscos da operação.

A franqueadora é responsável por entregar todo o conhecimento e ferramentas necessárias para as atividades. De modo que você não precisa de experiência no setor escolhido.

Outro ponto positivo é o acesso a métodos de gestão e ao suporte técnico e administrativo.

Custos de uma franquia

Como todo negócio, uma franquia possui custos de operação e riscos que devem ser analisados.

O investimento inicial varia de R$ 5 mil a R$ 30 milhões, a depender do negócio escolhido. No entanto, existem outros custos.

O que é o investimento inicial

Trata-se do primeiro custo para implantação da franquia. No entanto, nem sempre este aporte incluí todos os custos iniciais, como locação do ponto físico, equipamentos, mobílias etc.

Principais custos

Os principais custos de uma franquia são:

  • Capital de giro

É um valor necessário para a manutenção do dia a dia da operação para pagar despesas como: energia, água, funcionários, impostos etc.

  • Taxa de royalties

É uma taxa cobrada pelo uso da marca, geralmente cobrada mensalmente sobre uma porcentagem do faturamento bruto da sua unidade.

  • Taxa de franquia

Cobrada apenas uma vez para suportar os custos com o suporte de implantação, treinamento inicial de equipe e demais ações necessárias para começar o negócio.

  • Taxa de sistema

Valor cobrado pelo uso de tecnologias e sistemas, como softwares de gestão financeira ou comercial específicos da marca. Pode ser tanto fixo como variável a depender da franquia.

  • Taxa de serviço

Quando a franqueadora precisa fazer um serviço não previsto é cobrada a taxa de serviço.

A Rockfeller tem os franqueados mais satisfeitos do Brasil. Só em 2019 o número de matrículas aumentou em 41% em nossas escolas.

Trata-se de uma franquia premiada com o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira (ABF) pelo 7º ano consecutivo e eleita pela 2ª vez como a melhor rede de franquia.

E o melhor! Na Rockfeller não é cobrada a taxa de royalties, o faturamento é 100% seu.

Conheça mais sobre a nossa franquia.


Escrito por:

Equipe de Expansão Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos