Idioma

Nível de inglês: descubra aqui o seu!

Equipe Pedagógica Rockfeller | 25/03/2022 | 3 min de leitura | Voltar

Saber exatamente qual é o seu nível de inglês é algo essencial, não apenas para conseguir dar início a um novo curso de aprendizado da língua, mas também para destacar o seu próprio currículo profissional.

Não é segredo para ninguém que, quanto maior o domínio da língua inglesa, melhor a chance de conseguir uma melhor posição em sua profissão, ou a disputa por uma boa vaga de emprego.

Assim sendo, não é todo mundo que consegue definir exatamente a sua proficiência em inglês. Cada nível de inglês varia bastante entre si, precisando ser definido da melhor forma possível para evitar problemas futuros.

Pensando na necessidade de esclarecimento dessas dúvidas, elaboramos o texto abaixo para apresentar as reais definições de cada nível de inglês, e como você pode fazer para descobri-lo em toda a sua exatidão. Confira!

Afinal, o que é o nível de inglês?

O nível de inglês é uma forma de avaliação que testa a capacidade de cada aluno em relação ao aprendizado da língua. Dividido em básico, intermediário, avançado e fluente, são determinantes para entender qual a sua relação com o idioma.

Assim sendo, quando atingimos a fluência total no domínio da língua, ela representa não apenas um contato completo com todas as características do idioma, mas também em relação às vivências com pessoas que têm no inglês a sua língua materna.

Dessa maneira, vamos abordar abaixo cada nível de inglês dos mais utilizados no Brasil, explicando as principais características e diferenças, e como é possível definir o seu nível de maneira clara. Confira:

Básico

O nível básico se caracteriza pela compreensão e pelo uso comedido das palavras e expressões. Ele possibilita que o inglês possa ser aplicado em perguntas e respostas simples, e em palavras e expressões utilizadas no cotidiano.

Intermediário

O nível intermediário ajuda na argumentação, descrição e demonstração de conversas, textos mais complexos e situações que exijam maior desprendimento e conhecimento do idioma, durante essas interações.

Avançado

O nível avançado proporciona a capacidade e habilidade de atingir a espontaneidade em diferentes formas de expressão. Sejam elas na conversação ou na interpretação de textos em inglês, com um entendimento mais fácil das palavras.

Diferenciando o nível básico do intermediário

Os níveis básico e o intermediário possuem características específicas, mas algumas delas se confundem muito facilmente, podendo dificultar a clareza e a compreensão por parte de quem está aprendendo a língua.

Portanto, quando estamos assimilando o nível básico, a facilidade em saber e conhecer o significado das palavras simples facilita na hora de estruturar frases sem muita complexidade. Já no intermediário é necessário colocar os conhecimentos em prática e com propriedade.

Vocabulário e pronúncia

Acima de tudo, para atingir uma boa proficiência no nível de inglês, é preciso desenvolver quatro habilidades específicas: audição, escrita, fala e leitura. A partir da mistura desses quatro fatores, o vocabulário e a pronúncia melhoram consideravelmente.

Dessa forma, durante a construção do nível básico, o conhecimento adquirido pelo vocabulário possibilita uma melhor compreensão da língua, levando à busca de sinônimos para as palavras utilizadas, o que já garante a chance de evoluir para o nível intermediário.

Por exemplo, uma outra diferença importante entre o nível básico e o intermediário está na pronúncia correta das palavras. Neste último, a conversa deve acontecer sem maiores dúvidas sobre o uso das expressões ideais para aquele momento.

Leitura e escrita

Sobretudo, a leitura e escrita apresentam uma fluência específica, que pouco exige do interlocutor quando utilizadas de maneira avançada ou fluente. Porém, durante o nível básico, é preciso ficar atento com a forma e a gramática das palavras e expressões.

Já no intermediário, a quantidade de informações e de complexidade das palavras exige um esforço maior para apresentar um texto (ou conversação) com características e elementos mais concisos e completos.

Assim, o nível intermediário exige um pouco mais de quem está dominando a língua inglesa. É preciso apresentar uma compreensão muito maior e mais variada do que aquela apresentada no nível básico.

Entretanto, nada impede que essa compreensão e as habilidades exigidas para uma melhor utilização do inglês venha a apresentar diferenças entre um nível e outro. É possível ter dificuldades em características do nível básico, e ter maior facilidade em questões intermediárias.

Como testar os seu nível de inglês

Chegou até aqui e quer testar seu nível de inglês? Faça nosso teste agora mesmo!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos