A leitura pode propiciar a inovação perante a incerteza e ajudar empreendedores a fazer melhores negócios. Veja aqui 3 livros sobre empreendedorismo para se inspirar!
Muito se fala da importância da leitura, e quando o assunto é gestão de negócios, o cenário não é diferente. Livros escritos por empresários e especialistas do universo corporativo podem ser uma excelente ferramenta para empreendedores em busca de direcionamento e motivação para tirar seus projetos mais ousados do papel.
Portanto, adicionar estes conteúdos à sua rotina pode ajudar a estimular sua mente, bem como a desenvolver seu espírito empreendedor e a aprimorar suas técnicas gerenciais. Assim, você pode explorar novas ideias, despertar sua criatividade e descobrir insights das cabeças mais premiadas no mundo dos negócios.
Então, para te ajudar nesta missão, preparamos uma lista especial. Aqui abaixo estão elencados algumas das melhores publicações que abordam o tema. Continue com a gente e conheça 3 livros sobre empreendedorismo para se inspirar!
1. A Cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney
A cabeça do fundador da Apple é sem dúvida uma das maiores responsáveis pela forma como vivenciamos o mundo hoje. O sistema operacional desenvolvido pelo gênio e os smartphones transformaram completamente a forma como trabalhamos, interagimos, consumimos e nos divertimos. Este com certeza é um dos principais livros sobre empreendedorismo para se inspirar.
O autor desta obra é Leander Kahney, editor e repórter da revista Wired. Por meio de seus estudos e experiência de campo, ele traça uma imagem de como funcionava a mente de Steve Jobs. Assim, demonstra como o inventor e empresário trabalhou suas próprias características para fazer delas instrumentos para seu sucesso.
Dessa forma, Isso é feito a partir de uma série de encontros, entrevistas e conversas com amigos e membros da equipe de Jobs. Deste prisma, ele consegue extrair informações preciosas sobre o processo de seleção e cancelamento de projetos, a remodelagem da tecnologia desenvolvida pela empresa, o ingresso no varejo, entre outros pontos importantes.
Ou seja, oferece um ponto de vista exclusivo, de quem estava por dentro da Apple e convivia com o processo decisório de Jobs diariamente.
2. O Catador de Sonhos, de Geraldo Rufino
Geraldo Rufino é o verdadeiro self made man brasileiro. O ex-catador de lixo teve nada menos que seis negócios malsucedidos antes de acertar e dar à luz a JR Diesel, que foi primeira e ainda é a maior empresa de reciclagem de peças de caminhões, não só do Brasil, mas de toda a América Latina, faturando mais de 50 milhões de reais por ano.
Na obra, Rufino detalha sua carreira profissional e como empreendedor. Assim, transmite importantes lições sobre resiliência, autocrítica, inovação e a capacidade de se reinventar. Com isso, a obra traz inspiração, esperança e uma aula de método para empreendedores que desejam mudar suas vidas, como fez o autor.
3. A Marca Da Vitória, por Phil Knight
A Marca Da Vitória é a autobiografia de Phil Knight, fundador da Nike, uma das mais valiosas e reconhecidas empresas fabricantes de equipamentos esportivos em todo o mundo.
No livro, Knight esmiúça cada fase do desenvolvimento e operação do negócio até a conquista de renome global. Assim, em uma narrativa contundente, dá importantes lições sobre gestão e empreendedorismo, bem como no que tange ao branding da organização e à expansão para se tornar uma potência mundial.
Por fim, com essas três leituras, você com certeza vai encontrar a inspiração de que precisa! E se você quiser saber mais sobre como abrir seu negócio de sucesso, conheça nosso modelo de negócios.
Escrito por: