Franquia

Perfil de empreendedor: descubra se você possui

Fernando Plack | 03/05/2022 | 2 min de leitura | Voltar

Tem o desejo de empreender mas não sabe se possui o perfil de empreendedor? Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer as características de um empreendedor de sucesso!

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2015, foi constatado que: “ter o próprio negócio continua figurando entre os principais sonhos dos brasileiros, uma vez que proporção observada em 2015 (34%) foi superior à de 2014 (31%)”.

Outro dado da pesquisa que chama atenção é que em 2014, 60,9% dos brasileiros disseram que o medo de fracassar não impediria que abrissem um novo negócio.

Portanto, se você faz parte dessa porcentagem e deseja abrir um novo negócio, neste artigo, vamos falar sobre as características que fazem parte do perfil de um empreendedor de sucesso. Confira!

O que é empreendedorismo?

Segundo o dicionário Priberam on-line, empreendedorismo é atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

Em 1945, o economista Schumpeter descreveu o empreendedorismo como atividade realizada por “pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e operações internas”.

Principais características do perfil de empreendedor

Você sabia que existem características fundamentais para tornar-se um empreendedor de sucesso? Por isso, listamos tais características a seguir:

  • Ter planejamento: muitas empresas decretam falência por falta de planejamento. Então, é muito importante planejar antes de partir para a ação. Não tenha medo de mudar de estratégia no decorrer do caminho, caso seja necessário.
  • Manter-se atualizado: não existe receita pronta para o sucesso, por isso o empreendedor precisa investir nos estudos. Ser curioso é fundamental. Faça cursos e especializações para lidar com o mercado.
  • Ter organização financeira: para que a gestão financeira seja eficiente, é preciso analisar os gastos, as entradas, os pagamentos e os investimentos feitos pela empresa. Caso os gastos estejam maiores do que a receita, é o momento de analisar a situação para que o problema não se repita.
  • Ser persistente: pode ser que você tenha feito um excelente planejamento, mas na etapa de execução, a sua ideia não teve tanto sucesso quanto gostaria. Você pode desistir ou tentar outra ideia. Um bom empreendedor não desiste na primeira dificuldade.
  • Estabelecer metas: estipular metas é muito importante para a tomada de decisões em uma empresa. Tanto metas em curto ou longo prazo. Evite estabelecer metas inalcançáveis.
  • Saber trabalhar em equipe: um empreendedor de sucesso sabe delegar tarefas e funções entre os membros da sua equipe. Ele não concentra todas atividades em si mesmo, pois conhece os pontos fracos e fortes de seus colaboradores.
  • Ter perspectiva de futuro: o empresário de sucesso planeja o presente com base no futuro da empresa. Suas metas, seus objetivos e seus planejamentos são direcionados às oportunidades e ameaças futuras do mercado.

Conclusão

Se você deseja abrir o seu próprio negócio, pode investir numa franquia e ter toda a segurança que este modelo de negócio oferece. Basta visitar o nosso site para saber mais sobre o assunto. Estamos à sua disposição.


Escrito por:

Fernando Plack

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos