Franquia

Prazo do retorno do investimento: saiba como calcular

Equipe de Expansão Rockfeller | 23/05/2022 | 2 min de leitura | Voltar

Saber como calcular o prazo de retorno do investimento permite ao empreendedor tomar decisões assertivas e alinhadas com suas expectativas e planejamento empresarial.

O ramo de franquias tem crescido no Brasil. Atraente em razão da estrutura, marca e modelo de negócio, as franquias requerem dedicação e disposição para investir tempo e dinheiro. A etapa inicial na escolha de uma franquia deve abranger o cálculo referente ao retorno do investimento e quanto tempo isso vai levar.

No que diz respeito ao prazo do retorno do investimento temos o chamado payback. O termo payback vem do inglês “retorno” e é utilizado no mundo dos negócios para identificar o tempo necessário para se obter retorno financeiro.

Payback não deve ser confundido com ROI

Embora ambos façam referência ao retorno do investimento, um diz respeito ao prazo enquanto o outro faz referência aos valores.

Payback

O payback indica o prazo necessário para obter de volta o valor de capital investido. Este é um dos principais indicadores de sucesso de determinado negócio e pode ser determinante no momento da escolha do investimento. Os dados do payback podem ser apresentados em meses ou anos.

ROI

Do inglês Return on Investment, ROI significa Retorno Sobre o Investimento.

Assim como o payback, o ROI permite que o investidor possa visualizar o retorno que será alcançado com o novo negócio, mas dessa vez em valores e não em tempo. Dessa forma, o ROI é geralmente indicado em forma de porcentagem, não devendo ser confundido com o outro indicador.

A importância do payback

Antes de efetivamente calcular o payback de um investimento deve ser considerado:

  • Valor investido
  • Tipo de atividade desenvolvida
  • Local
  • Popularidade da marca
  • Situação atual do mercado

No caso das franquias, o sucesso já consolidado do modelo e segmento de negócios escolhido pode fazer a diferença entre obter um payback rápido ou mais demorado.

E como calcular o prazo do retorno do investimento?

Algumas empresas podem até apresentar o valor já apurado de prazo para o retorno do investimento. Mas é interessante para o investidor saber como calcular o payback para ter certeza de que aquele prazo se alinha com suas expectativas. O payback simples é calculado conforme a seguinte fórmula:

Payback = investimento inicial ÷ ganhos no período (meses ou anos)

E, como já mencionado, o payback será apresentado em meses ou anos a depender da informação que se deseja obter.

Cuidado na hora de calcular o prazo de retorno do investimento

Apesar de parecer simples, o cálculo do payback deve levar em consideração fatores como o ROI, taxa interna de retorno e até mesmo valor líquido atual. No caso de franquias de valor equilibrado, elas tendem a apresentar melhor prazo de retorno financeiro e menor risco de perdas.

Payback de empresas do setor educacional

No caso de franquias de cursos de idiomas, por exemplo, elas podem apresentar payback de 24 a 48 meses, um período consideravelmente curto. Esse tipo de resultado o investidor depende de uma marca de qualidade e estrutura de negócio reconhecida pelo sucesso.

Para isso, conte com a Rockfeller Language Center, a empresa sete vezes ganhadora do selo Excelência em Franchising pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).


Escrito por:

Equipe de Expansão Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos