Com lucros retornando a níveis que se assemelham ao do período anterior a 2020, é importante saber o que devemos esperar para o futuro, especialmente no que diz respeito ao mercado de franquias no Brasil.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) coletou dados e verificou que de abril a junho de 2021 o lucro foi de R$41,140 bilhões. E estamos falando de apenas um trimestre.
Esse valor é de +48% superior aos valores de 2019, no mesmo período, por exemplo. Apesar do cenário de pessimismo apresentado por alguns, a imunização de boa parte da população em razão da pandemia está fazendo com que o brasileiro volte a comprar como antes.
As opções de franquias no Brasil são inúmeras e alcançam diversos segmentos
Por exemplo, quanto ao retorno do investimento inicial, em 2019, avaliou-se que “a maior parte das escolas de idiomas (77,8%) identificou que o prazo está entre 1 e 3 anos”.
É um prazo curto, considerando que você vai começar o seu negócio do zero. Mas é preciso estar atento às necessidades do mercado atual com os olhos no futuro.
Durante a pandemia, o isolamento social não conseguiu ser mais forte que a necessidade do consumidor, e houve aumento nos pedidos de delivery.
E com a retomada das atividades do comércio de rua, shoppings e centros comerciais, a vida parece voltar ao seu velho normal.
A importância do mercado de franquias para a economia
Nas palavras do presidente da Associação Brasileira de Franchising, André Friedheim, as franquias têm “lutado para manter os empregos”.
No mesmo trimestre (abril/maio/junho), o mercado de franquias totalizou 1.292.034 trabalhadores diretos, o que gera grande impacto na economia. Fica evidente a importância de manter os negócios abertos, independente da situação.
Apesar da crise trazida pela pandemia nos últimos meses, o poder de adaptação das franquias tem surpreendido até mesmo os especialistas.
Diante da impossibilidade de atendimentos presenciais por um período, as empresas tiveram de se reinventar através do delivery e drive thru.
Apesar de ser lembrado pela presença no comércio de alimentos, o drive-thru alcançou outros nichos.
O mercado de vestuário e materiais para construção foram ramos beneficiados pela entrega em domicílio e pela possibilidade de buscar o pedido na porta.
Aliás, a possibilidade de o cliente retirar o próprio pedido sem se quer sair de seu carro foi capaz de reduzir custos com entrega.
A capacidade de adaptação das franquias se mostra promissora
Promoveu-se durante os últimos períodos a integração entre os franqueados, o que permitiu que a entrega fosse realizada inclusive pelo franqueado que não recebeu o pedido diretamente.
Tudo isso é apenas parte da transformação pela qual as empresas têm passado devido às exigências do mercado.
Maiores investimentos em tecnologia têm tornado o atendimento mais pessoal, dinâmico e ágil — apesar da distância física.
Essas mudanças apenas servem como prova do poder de crescimento e adaptação das franquias.
Neste momento de mudanças, novos investimentos devem ser avaliados e bem pensados para evitar frustrações.
O trabalho híbrido, presencial ou remoto deve ser considerado, além das projeções de retorno, já que nesse meio tempo novas adaptações podem ser exigidas.
Embora o ano esteja quase acabando, você pode conferir as melhores opções de franquias para 2021 e se preparar para o seu futuro negócio.
Para maiores informações, entre em contato com nossos consultores.
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