Rock Business

Como fazer um bom perfil no LinkedIn

Equipe Pedagógica Rockfeller | 06/07/2022 | 4 min de leitura | Voltar

Que o mundo corporativo encontrou sua própria rede social no LinkedIn não é nenhuma novidade. Entretanto, como toda rede social, existem regras implícitas de etiqueta que determinam nosso sucesso ou fracasso, pois os padrões de comportamento que emitimos atraem ou repelem as pessoas que nos observam. Mais ainda quando se trata de mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Rockfeller criou esse guia com dicas de inglês, para ajudar você a fazer um bom perfil no LinkedIn e se tornar relevante aos headhunters*.

*Headhunters: caça-talentos

Foto de perfil ideal para um bom perfil no Linkedin

Diferentemente do Facebook ou Instagram, uma foto de perfil no LinkedIn exige alguns cuidados. Selfies são um gigantesco “não”, quando se trata de um bom perfil no LinkedIn. Procure evitar fotos feitas com smartphones sem nenhum cuidado. Opte por fotos profissionais com fundos claros (ou como fundo um escritório com uma estante repleta de livros interessantes), em que você se posiciona em primeiro plano ocupando o lugar de destaque.

Boas fotos profissionais tem o objeto sendo fotografado, no caso você, centralizado olhando diretamente para a câmera. Evite roupas informais e opte por usar roupas que transmitem o senso de profissionalismo. Ah, um bom sorriso vai te ajudar a ir longe também!

Nas demais fotos dos álbuns, evite fotos de festas ou muito pessoais, afinal de contas, estamos falando de um local público virtual que é usado como uma vitrine profissional.

Boa apresentação

Nesta seção é sua chance de fisgar a atenção de recrutadores. Por isso, escreva uma breve descrição de sua carreira profissional elencando suas habilidades técnicas e comportamentais. Assim, utilize verbos como palavras-chave para que quando um recrutador “bater os olhos” em sua apresentação, ele se sinta compelido a continuar lendo seu currículo. Opte por utilizar verbos na terceira pessoa.

Example:

Professional with years of experience in recruiting and training talents in the field of corporate business; International experience working and studying abroad (Toronto – CA); Bachelor’s Degree in Business (UCLA – California); Expertise in the area of finance; Fluent both in English and Spanish with international certification.

Currículo esperado em um bom perfil no Linkedin

O quesito que mais tem peso para ter um bom perfil no LinkedIn é seu currículo. Ele é uma janela que demonstra o que você tem de melhor como profissional e é sem dúvida determinante para sua aprovação ou eliminação num processo seletivo.

Mas o que devo manter no currículo?

1.  Tudo depende. Leve em consideração a carreira que pretende seguir e faça curadoria de informações pertinentes à área de interesse. Um erro muito comum é acrescentar toda e qualquer experiência de trabalho, mesmo que não haja relevância alguma no campo de atuação atual. Portanto, opte por mencionar essas experiências extras, quando necessárias, nas entrevistas. Se o campo em que você atua é o de gestão de pessoas, de nada vale mencionar que você fez curso de barista em um verão há dois anos. Dessa forma, elenque suas experiências mais atuais com mês e ano de início e fim, seguidas das mais antigas e mencione algumas de suas responsabilidades nos cargos que ocupou:

Example:

Business Manager – July 2013 up to August 2021

Responsible for: Training of the sales team; writing reports; monitoring the company workflow; ensuring that all the goals were reached by all parties; handling the commercial team working schedules and shifts.

2.  É uma ótima ideia mencionar suas formações e cursos de educação continuada. Mas isso não significa dizer que você precisa mencionar onde frequentou o ensino fundamental e médio. Liste apenas as graduações, mestrados, pós-graduações e doutorados, quando houver.

Words to Use: (Master’s degree, Doctorate, Certification, Certificate of (…), Bachelor’s Degree, Accreditation)

3.  Mencione cursos e certificações dentro de sua área, assim como quais idiomas você domina! (Se você não domina nenhum idioma, a Rockfeller pode te ajudar nisso! Inclusive com certificação internacional gratuita ao final do curso!)

Examples:

Proficient English speaker with advanced skills in writing, reading, listening and speaking.

  • Toefl ITP – Score 636 out of 677 –  Graded C2 – Florianópolis/BR – July, 2019
  • Certificate of Class Practice and Observation – Toronto/CA – February, 2013.

4.  Cabe manter em seu currículo outros interesses que você tem. Afinal de contas, mais que competências técnicas (aquilo que você sabe fazer por prática ou estudo) os recrutadores estão de olho nas competências comportamentais (aquilo que você é como pessoa e sua resposta diante de determinadas situações).

Example:

  • Interests: photography, financial math, startup companies, languages, international traveling, book reading.

O que eliminar?

  1. Dados pessoais, números de documentos como CPF e RG, entre outros. (Caso sejam necessários, seu recrutador vai mencionar no processo seletivo).
  2. Endereço completo. (Mais por questões de segurança virtual do que qualquer outra coisa)
  3. Pretensões salariais. (Por mais que você conheça a média salarial de seu cargo ou ocupação, é imprudente mencionar o quanto pretende ganhar. Deixe para negociar ao final do processo seletivo, junto com benefícios).

Para ter um bom perfil no Linkedin, seja constante

Um bom perfil no LinkedIn e com mais relevância é aquele que agrega conhecimento e gera algum tipo de valor para os outros usuários. Em outras palavras, são os artigos e postagens que ensinam alguma coisa para quem os lê, especialmente dentro da área em que atuam. Portanto, evite postar aqueles vídeos engraçados compartilhados no WhatsApp ou os populares memes que todo mundo adora.

Agregue contatos

Por fim, vale a pena adicionar conexões como forma de networking, pois nunca se sabe de onde a próxima oportunidade pode surgir!

Esse conteúdo vai te ajudar a fazer um bom perfil no LinkedIn? Então, aproveite para nos acompanhar também no Instagram e no Tiktok!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos