#ManualRocker

#ManualRocker | Hábitos que te levam à fluência

Pahola Nascimento | 27/09/2022 | 2 min de leitura | Voltar

Esse é o maior sonho das pessoas que começam a aprender inglês ou qualquer outro idioma: Chegar à fluência. Realmente, é um bom objetivo e que não deve ser encarado como algo impossível. Agora vamos aos hábitos que vão transformar sua experiência aprendendo um novo idioma.

1. Estipule metas de uma forma diferente!

Sabe quando o ano está prestes a acabar e as pessoas começam a preparar uma lista de metas? Lembre-se o que você colocou na sua última lista! As frases mais comuns são: “ficar rico”, “engordar/emagrecer”, “aprender inglês” e por aí vai. Mas no primeiro mês já falham com os pequenos hábitos que os fazem alcançar os planos para o ano.

Em vez de estipular “Fluente até o fim do ano” tente, por exemplo, colocar como objetivo:

  1. Assistir um filme inteiro com o idioma nativo
  2. Escrever um texto inteiro sem consultar palavras
  3. Fazer uma apresentação para os meus amigos em inglês
  4. Entender uma música sem ler a tradução

Essa é uma forma de alcançar pequenos objetivos e que vão te preparar para a fluência!

2. Troque o idioma do seu celular

Primeiramente, entenda que imergir no idioma é uma das melhores de acelerar o seu aprendizado. Por isso, todos os dispositivos que você puder adaptar a linguagem, mas você treinará.

Fazer imersão é fundamental e o celular é o lugar que mais pessoas estão conectadas! Isso vai fazer com que você aprenda algumas palavras, expressões e treine bastante seu vocabulário.

Aprenda a mudar o idioma do seu celular aqui

3. Treine seu Listening com filmes e séries

Essa também é outra forma de fazer imersão. Para que seja um hábito efetivo e divertido, você pode começar colocando apenas a legenda em inglês, depois o áudio. Uma dica muito válida é começar com seus filmes favoritos! Dê preferência para filmes atuais, imersos numa cultura com sotaque parecido com o que você busca se aprimorar. Você pode consultar a nossa lista com os melhores filmes e séries aqui! Agora, caso faça sentido, siga o hábito seguinte:

4. Anote palavras novas e treine frases com elas (writing)

Dessa forma, o caderno de anotações pode ser seu melhor amigo na hora de praticar um novo idioma. Utilize-o não só para anotar verbos e expressões, mas também para escrever a pronúncia. Certamente isso te ajudará a memorizar as palavras, além de dá-las um novo sentido por causa das frases montadas. Se já é um hábito: Mantenha um diário em inglês! Descreva os seus dias com as palavras que você aprendeu, com o tempo será muito legal ver esses registros e acompanhar sua evolução.

5. Escute músicas em inglês com frequência

Uma das melhores formas de aprender a falar é ouvindo! Por isso, monte uma playlist com suas músicas favoritas em inglês, as escute durante a semana e com frequência tire um tempo para tentar escrever as letras enquanto ouve. Com certeza isso é um ótimo praticar, além de ser muito divertido. Dessa forma você treinará seu listening, writing e comprehension.

Essas dicas de hábitos foram úteis para você? Compartilhe com o máximo de pessoas que você quiser e não se esqueça: No futuro você vai querer ter começado hoje!


Se você gostou desse conteúdo, pode gostar das nossas outras dicas de inglês nas nossas redes sociais. 


Escrito por:

Pahola Nascimento

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos