Rock Practice

Revisão de Inglês para o Enem

Equipe Pedagógica Rockfeller | 11/11/2022 | 4 min de leitura | Voltar

Quer melhorar suas notas na área Linguagens? Com essa revisão de inglês para o enem você estará pronto para arrasar! Confira:

Você sabia que as questões de língua estrangeira representam 11% da prova do Enem? Ter um bom desempenho nesta etapa eleva a nota da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dando ao candidato um grande diferencial e o colocando a frente dos concorrentes. Por isso, esteja preparado e não ignore esta parte.

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o método avaliativo de língua estrangeira da prova do Enem. Você que está se preparando há algum tempo, já deve saber que para resolver as questões, não basta saber inglês, é preciso interpretar! Sendo assim, há que se entender o que o texto está dizendo.

Para te ajudar, preparamos um guia com algumas dicas valiosas para a realização da prova.

Keep up to date!

A prova de língua inglesa traz questões de interpretação que abordam assuntos atuais, contextualizando todas as disciplinas em prol de um ou vários temas correlacionados entre si. Por isso, é importante se manter atualizado e bem-informado sobre temas sociais, políticos, econômicos, meio ambiente, tecnologia, entre outros.

Uma forma de se preparar é através de leituras; sites de notícias como NY Times, Huffpost, BBC, Reuters são excelentes aliados. Além disso, pratique fazendo exercícios das últimas provas, assim, você vai se acostumando com o estilo das questões e entendendo como chegar na sua resposta.

Attention to the Statement!

Leia o enunciado atentamente: por ser em português, entender o que é pedido não deve ser complicado. Os enunciados geralmente trazem uma ideia geral do texto e, até dicas que ajudam na resolução.

What’s the T?

Reconheça o gênero textual a fim de tornar a sua leitura mais efetiva e ágil. Sendo assim, identifique o tipo de texto o qual está sendo apresentado para poder fazer uso da estratégia de leitura correta.

Os mais recorrentes nas provas do Enem são poemas, charges, notícias, anúncios, romance, cartas, reportagens. Estudá-los previamente garantirá maior experiência para responder às questões referentes a cada um deles.

Mind the L

Além do gênero, atente-se à linguagem, os textos podem constar linguagem verbal, não verbal ou mista.

Charges, cartuns, tirinhas, anúncios, campanhas, gráficos, são exemplos de linguagem mista que aparecem muito nas provas do Enem. Um ponto que é preciso estar atento é quanto ao uso do vocabulário, já que as palavras podem aparecer com mais de um significado ou ter o seu sentido original alterado. É importante, ainda, prestar atenção ao uso de expressões idiomáticas e, claro, a própria imagem fala e traz informações relevantes à interpretação.

Na questão a seguir, de 2020, temos um ótimo exemplo:

A imagem por si já comunica bastante e, ligando às palavras ‘NOT’ e Not OK” é possível identificar a resposta. Além disso, lembra da dica sobre o enunciado? Então, as palavras “diversidade e inclusão” confirmam a interpretação da campanha.

Quando o texto for em linguagem verbal, isto é, que se estrutura por meio de palavras, sejam escritas ou faladas, procure detectar a função comunicativa do texto (intenção, linguagem), como o texto está organizado e, a estrutura gramatical utilizada (mind the verb tense). Tais informações vão te ajudar no caminho da interpretação e posteriormente a encontrar a resposta certa.

Key Word

Uma maneira fácil de entender a ideia de um texto é determinar quais são as palavras-chaves, ou seja, aqueles vocábulos que se repetem ou que tenham o mesmo significado. As palavras-chaves te direcionam à ideia central do texto e assim, onde você deve manter sua atenção, além disso, é através delas que você definirá o que precisa fazer para encontrar a alternativa correta. Com essa prática, as alternativas de perguntas ambíguas ficarão mais claras e fáceis de serem descartadas.

Check the options

Hora de ler a pergunta e as alternativas, entenda o que está sendo pedido e quais as opções estão disponíveis. A “técnica de chute lógico” funciona super bem, não se trata de um chute qualquer, mas um método de validação e dedução, em que se elimina as opções menos prováveis. Elimine as alternativas que não têm relação com o texto ou com a pergunta e deixe aquelas mais prováveis para analisar e chegar a resposta final.

Uma dica é sempre motivar o seu raciocínio lógico em exercícios e em todo o processo de preparação.

Parece complicado, mas, na prática, trust us, é mais simples do que você imagina. Tenha em mente as dicas mencionadas aqui: se mantenha informado sobre assuntos atuais; tenha atenção na leitura, especialmente ao que o enunciado pede; identifique as características do texto — gênero, linguagem, função, estrutura gramatical; destaque as palavras-chaves; confira as opções e; uma dica final: confie em você, afinal, YOU ARE A ROCKER! NOTHING CAN STOP YOU!

Boa prova!


Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. Quer saber como está o seu inglês? Faça o teste agora!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos