Rock POP

Relembre a história de Avatar

Pahola Nascimento | 13/12/2022 | 4 min de leitura | Voltar

O sucesso de bilheteria está de volta com um longa que promete muito sucesso. Relembre a história de Avatar 1 para assistir a continuação!

Avatar estreou no cinema em dezembro de 2009! Quantos anos você tinha quando isso aconteceu? Ao mesmo tempo que parece ter acontecido ontem, o filme já completa 13 anos! O tempo voou e agora o diretor e roteirista James Cameron, junto com os estúdios Disney, traz às telas Avatar 2: O caminho da Água.

Como já faz muito tempo desde o primeiro filme, acreditamos que a história já está perdida na sua memória. Então, vamos relembrá-lo tudo que aconteceu, para que na estreia você esteja atento às novidades e continuação do (super)longa com três horas e dez de exibição. Vamos de Recap?

Contexto:

Primeiramente, o contexto de Avatar é uma realidade futurista de um mundo que, ao que tudo indica, precisa de insumos que não podem ser encontrados na terra. No começo, você já se depara com cenas de laboratórios, cientistas e Jake: o personagem principal que participa da missão Pandora.

A missão é uma espécie de “invasão pacífica”, para explorar os minerais que têm em grande quantidade no planeta Pandora. Planeta essa que muito se assemelha com a geografia do planeta terra. Nele há um clã chamado Omaticaya. Eles se organizam como sociedade e têm forte ligação espiritual com a natureza. Nessa missão, o laboratório cria os avatares, que possuem uma mistura de código genético entre Na’vis (nativos) e humanos.

A príncipio, o irmão de Jake era um dos soldados que participaria da missão Pandora e possuía um avatar, porém ele morre — fato que o primeiro filme pouco explora. Jake e seu irmão são gêmeos. ogo, ele ainda pode contribuir com a missão e utilizar o avatar de seu irmão. Jake aceita a proposta porque queria o dinheiro para fazer uma cirurgia que reverteria sua deficiência. Só para você entender: Jake é um atirador que não consegue andar.

(Foto: Reprodução Internet)

Jake como Avatar

Nesse meio tempo, Jake finalmente se conecta pela primeira vez com o avatar e fica muito feliz por conseguir andar novamente, logo sai a exploração em pandora. Sua missão no povoado é ser um infiltrado, por isso, ele precisa conhecer os nativos e reter o máximo de informações possíveis. Além, claro, de pacificar o povo e apresentar a ideia da exploração de minerais como algo benéfico para a tribo Omaticaya.

Essa tarefa não será nada fácil, já que os lugares de concentração dos minerais são as árvores mais sagradas e protegidas dos Na’vis. Agora, voltando ao contato com os nativos, Jake é livrado de uma das criaturas — que se assemelham a animais — por Neytiri, filha do líder da tribo. E é nesse momento que começa a surgir uma amizade, mesmo com toda resistência de Neytiri.

Vale lembrar, que o corpo de Jake e o avatar são ligados por uma máquina, que vez ou outra se desconecta. Quando isso acontece é importante que Jake esteja seguro, porque a morte do avatar também resulta na morte da pessoa e com essa desconexão seu corpo fica completamente vulnerável.

(Foto: Reprodução Internet)

A parcialidade de Jake

Nessa missão, os principais pacificadores são a Dra.Grace e Jake, que continua como um infiltrado e aos poucos vai se aproximando e colhendo as informações necessárias para a extração.

Agora, a base começa alguns ataques que destroem algumas áreas do planeta. O que leva a uma revolta do povo, que decide prender Jake e a doutora. Só que Jake já está criando, além de laços, mas amor por Neytiri e a sua posição de infiltrado começa a diminuir à medida que sua parcialidade para com os Na’vi aumenta.

Conflitos de Avatar 1

Em uma guerra entre os soldados da terra e o povo Omaticaya, muitos são dizimados. Entre eles: o pai de Neytiri e a Dra.Grace, que mesmo com muitas rezas dos nativos não conseguiu sobreviver. Nesse ponto da história Jake já está completamente contra a missão, lutando para a sobrevivência do planeta Pandora. O que claramente revoltou o capitão da operação, por isso ele resolve ir pessoalmente atacar e matar Jake, numa guerra que devasta o planeta.

Vale lembrar que quando os nativos já estão quase perdendo a guerra, os “animais” do planeta surgem no meio da batalha e são responsáveis por proteger não só o povo, como também a natureza. Nesse momento Jake é atacado e quase morre, os nativos se juntam e pedem para que a deusa que eles acreditam faça uma ligação definitiva de Jake à Pandora. E é com esse acontecimento que o filme se encerra: Jake não precisa mais das máquinas para continuar no corpo de nativo.

(Foto: Reprodução Internet)

O que ainda não sabemos!

Tudo que nós sabemos é que Jake e Neytiri ficam juntos, no trailer do segundo filme aparecem com filhos e em outro clã de Pandora. Mas, ficamos com algumas dúvidas:

  • A missão de exploração se encerrou?
  • Por que eles recorrem a esse povoado?
  • Quem são esses nativos?

Essas dúvidas só serão respondidas com o segundo filme que estreia no Brasil dia 15 de dezembro em nos cinemas.

Já pensou em assisti-lo todo em inglês? Será uma ótima forma de praticar!

Esperamos que o nosso resumo te ajude a relembrar o contexto do filme! Você gostou? Compartilhe com os seus amigos! Se ficou com alguma dúvida, a envie em nossas


Acompanhe a Rockfeller nas redes sociais

Instagram: @rockfellerbrasil

Tiktok: @rockfellerbrasil


Escrito por:

Pahola Nascimento

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos