Idioma

23 motivos para aprender inglês em 2023

Pahola Nascimento | 16/12/2022 | 5 min de leitura | Voltar

Separamos uma lista com 23 motivos para aprender inglês em 2023, porque o fim do ano chegou e com ele muitas reflexões. Com papel e caneta começamos a escrever as metas: cuidar da saúde, juntar dinheiro, parar de tomar refrigerante, entrar para a faculdade… Ao que parece que está maior a cada ano que passa, não é verdade?

Acredito que aprender um novo idioma, ou até mesmo o inglês, tenha passado por ela! Antes de mais nada, é muito importante que você tenha motivos específicos para começar algo no ano que vem. Vamos aos motivos?

1. É fácil

Há quem pense o contrário, mas o inglês é uma língua fácil de aprender e praticar. Aprender porque é as regras são mais fáceis que o português, por exemplo. E praticar porque existe muito conteúdo disponível, não só na internet, mas também com filmes, séries, músicas, livros e jornais.

2. Possibilita as melhores oportunidades de emprego

Esse assunto já foi falado nesse blog aqui. Você já viu que vagas que possuem maiores remunerações tem como idioma obrigatório o inglês? Então, ter essa hard skill é o que vai te destacar no mercado de trabalho

3. É divertido

Com os conteúdos acima, você tem inúmeras formas de aprender enquanto se diverte. Pode ser com a sua série favorita, ou com aquela música que é hit no mundo todo. Ah… Também vale desenhos animados, que, inclusive, são ótimos para quem está começando.

4. É o idioma universal

Esse ponto é extremamente importante. Com a globalização e fortalecimento econômico dos países de língua inglesa, o idioma se expandiu e está em potencial expansão! Você não pode ficar de fora dessa crescente.

5. Trabalhar fora do país

Lembra das melhores oportunidades de trabalho? Muitas delas são dão a necessidade de conexão com outros países. Geralmente essas empresas possuem sedes nesses países, bem como programas de intercâmbio entre os colaboradores. Legal, né?

6. Acesso às melhores instituições de ensino do mundo

Tem o sonho de fazer uma pós graduação, mestrado ou doutorado? Para isso o segundo idioma é imprescindível! Além de facilitar o acesso às melhores instituições do mundo.

7. Você vai fazer novos amigos

Seja na escola de idiomas ou nas viagens, aprender um novo idioma te apresenta a pessoas com interesses em comum. Logo, é muito fácil fazer novos amigos enquanto aprende inglês.

duas mulheres sentadas à mesa com um tablet na mão. Estão sorridentes e na mesa tem alguns elementos de natal, como: árvore, doces e fitas douradas.

8. Ficar por dentro dos memes gringos

Esse talvez seja o melhor motivo dentro dos 23 motivos para aprender inglês em 2023, já que a instituições de memes do Brasil segue sendo um dos maiores pilares da nossa cultura. Brincadeiras à parte, aprender inglês te ajuda a entender as piadas e humor gringo. Tudo isso te ajuda a praticar gírias e diálogos do dia a dia.

9. Treinar o seu cérebro

Lembra do que falamos sobre o cérebro de plástico? Uma condição neurológica das crianças que facilita a aprendizagem. Aprender um novo idioma é a forma de manter o seu cérebro em movimento.

10. Melhorar sua memória

Quando o seu cérebro está em movimento, ele funciona como uma máquina e várias engrenagens. Imagine que cada vez que você pratica o seu cérebro é lubrificado e as engrenagens continuam girando em perfeita ordem. Uma delas é a memória, que possui um papel fundamental na nossa rotina e existência.

11. Pensar mais rápido

Outra engrenagem importantíssima é a do pensamento. Quando o exercício neural está acontecendo, o funcionamento perfeito te ajuda a resolver questões de formas mais fáceis!

12. Conhecer novas culturas

Nessas viagens que citamos, seja a trabalho ou lazer, é possível conhecer e entender como as outras culturas funciona. Isso só é possível através da comunicação e o inglês vai possibilitar esse entendimento.

13. Assistir filmes sem precisar de legenda

Quem gosta de assistir filmes lendo? É muito mais agradável assistir e contemplar as cenas prestando atenção aos detalhes. Então, ler legendas pode deixar de ser uma necessidade quando você aumentar seu nível de compreensão!

14. Assistir séries que ainda não tem dublagem

Outra tristeza para quem não aprendeu inglês é quando as plataformas de filmes e séries lançam materiais sem dublagem. O que às vezes demora (e muito)

15. Escutar e entender as músicas do momento

Sabe aquele hit que tá bombando em todos os países mas a tradução da letra ainda não está disponível e você fica com medo de cantar e estar xingando a mãe de alguém? Quando você é fluente ou tem uma alta compreensão, pode ouvir, entender e até explicar para os amigos. Afinal, a compreensão já é natural.

Saiba porque você não aprende com músicas aqui!

16. Aumentar o seu salário

As melhores oportunidades que citamos no começo do blog, também envolve melhores salários. Ou, até mesmo, sobretudo o inglês pode beneficiar a sua promoção.

17. Ser mais comunicativo

Quando você está praticando acontece de utilizar muitos materiais de conversação e diálogos. Então, a prática melhora a forma como você comunica. Isso ocorre tanto no inglês, quanto no seu idioma nativo.

18. Aprender sobre novos assuntos

A partir desses materiais, muitas combinações culturais acontecem. Com elas, diversos assuntos são explorados: gastronomia, cultura pop, músicas, áreas de trabalho e estudo, livros, personalidades, política, etc. Essas são algumas das inúmeras possibilidades que surgem a partir de conversas casuais.

19. Mais fácil para aprender outras línguas

Esse motivo você pode verificar com poliglotas mundo à fora. O que eles dizem é que quando você aprende um idioma, os outros ficam muito mais fáceis de entender. Então, você pode aprender um novo idioma a partir do primeiro.

Aprendendo inglês: Você está praticando a partir da forma que você já conhece em português

Então, ao aprender Francês (ou outro idioma) você aprende a partir do que você está acostumado em inglês

Nesse caso as traduções acontecem de inglês para o segundo terceiro idioma.

20. Viajar com segurança

Saber e dominar a língua inglesa te ajuda a localizar e entender placas, instruções e o que as outras pessoas estão falando. Mas caso você ainda se sinta um pouco perdido ainda consegue pedir ajuda e informações.

21. Ajudar turistas

Da mesma forma que você pode pedir ajuda ao visitar outro país, isso também pode acontecer com os que visitam o nosso. Logo, a sua fluência pode ajudar outras pessoas a encontrarem pontos turísticos, restaurantes ou situações mais urgentes.

22. Ficar por dentro das notícias

Em conclusão, as principais notícias do mundo inteiro geralmente chegam em inglês. Você pode aprender com as notícias, mas também ficar por dentro dos assuntos do mundo inteiro

23. Realizar o seu sonho!

Por fim, sabemos que falar uma nova língua é tirar um sonho do papel que leva a concretização dos outros pontos que citamos. Por isso, não perca mais tempo! Pense nesses 23 motivos para aprender inglês em 2023 e comece agora a tira esse sonho da gaveta.


Acompanhe a Rockfeller nas redes sociais

Instagram: @rockfellerbrasil

Tiktok: @rockfellerbrasil


Escrito por:

Pahola Nascimento

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos