#ManualRocker

Manual Rocker: Hora de Planejar

Pahola Nascimento | 09/01/2023 | 5 min de leitura | Voltar

Janeiro chegou, é a hora de planejar! Com ele vem todas as metas que criamos no ano passado, certo? Mas essas metas precisam e devem sair do papel! Para isso acontecer, um bom planejamento é fundamental

Quando você planeja seus objetivos, eles se tornam mais claros e você consegue traçar limites, ferramentas, investimentos e tempo para que uma simples meta vire uma realidade. O planejamento não é e nem precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, para facilitar a sua visão dos planos leia atentamente esse artigo e utilize as ferramentas que citamos nas linhas abaixo.

Start Small

Pequenos começos podem levar a grandes conquistas. É comum esperar as condições perfeitas para começar alguma coisa, mas, na maioria das vezes, estamos apenas procrastinando ou criando empecilhos para tirar uma meta do papel. As condições perfeitas não existem, na verdade, a nossa idealização foca mais no resultado e tende a negligenciar o processo das coisas. Contudo, para todas as coisas é necessário caminhar e praticar. Dificilmente uma meta realizada cairá do céu, mas com tempo e paciência você pode colher os frutos das pequenas sementes de hoje. Então, pense nisso: O que eu tenho hoje me permite começar? Se sim, mão na massa! 

Onde você quer chegar?

“Would you tell me, please, which way I ought to go from here?”

“That depends a good deal on where you want to get to.”

“I don’t much care where –”

“Then it doesn’t matter which way you go.”

Lewis Carroll, Alice in Wonderland

Esse diálogo do livro Alice no País das Maravilhas é muito conhecido, após a sua tradução, a frase “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho importa” se popularizou. Leia e reflita na última frase: Você tem um caminho a percorrer? Qual Direção você tem escolhido? 

Responder a essas perguntas te ajuda a basear todo seu planejamento. Objetivos precisam de começo, meio e fim. Logo, onde você quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos? Como aprender um novo idioma impacta o seu futuro? Acredito que muito! 

Cortando Metas

Calma, você não vai precisar escolher entre seus objetivos! Se bem que isso não soa como uma má ideia, muitas vezes é melhor ter uma quantidade considerável de metas realizáveis a uma lista de objetivos “impossíveis”. Esse ponto sugere a você que divida seus objetivos em etapas para realizar ao longo do ano. 

Vamos utilizar o exemplo da leitura agora. 

Meta: Ler 12 livros no ano

Aplicação do plano:

  • Ler xx páginas por dia
  • Ler xx capítulos por semana
  • Ler xx livros por mês

Assim você dividirá o seu objetivo dentro da sua rotina. Vamos a outros exemplos: 

Meta: Juntar dinheiro

Aplicação do plano:

  • Quanto eu quero juntar?
  • Onde rende mais?
  • O que vou fazer para isso acontecer?
  • Separar gastos desnecessários.

Meta: Aprender inglês

Aplicação do plano:

  • Procurar a Rockfeller mais próxima da sua cidade
  • Realizar a matrícula
  • Analisar como você aprende melhor
  • Seguir todas as dicas da rockfellerbrasil
  • Separar algumas horas do dia para praticar

São inúmeros exemplos que a sua aplicação consiste em pegar uma grande meta e dividi-la em etapas ao longo do tempo determinado. Caso isso ainda seja novo para você, separamos algumas ferramentas interessantes que vão te ajudar! 

Plataformas de organização:

Notion 

Essa ferramenta você pode acessar pelo navegador, pelo app ou baixá-lo para seu computador. Ele te oferece infinitas possibilidades de organização, tanto individual como em grupo. No começo você pode ficar um pouco perdido, já que a plataforma oferece muitas ferramentas, mas ao longo do tempo é possível planejar e organizar todas as áreas da vida de forma clara e pontual.

Algumas das ferramentas dentro do Notion são:

  • Agenda;
  • Calendário;
  • Lista de tarefas;
  • Tabelas;
  • Notas;
  • Espaço para armazenamento de conteúdo;
  • Criação de texto;
  • Checklists;
  • Modelo Kanban para controle de tarefas e gestão de equipe, e mais.

Google Agenda

Disponível em todas as lojas de aplicativo, a Google Agenda é muito mais que uma agenda. Já que oferece diversas ferramentas para o dia a dia. Com ela você pode agendar reuniões, separar eventos por cores, facilitando a visualização, incluir subgrupos de atividades, além de notificar com antecedência todos os seus compromissos. Outra opção ótima é vincular a agenda de outras pessoas. Para quem ainda não utiliza a agenda, ela é uma ótima opção já que estará sempre ao alcance das suas mãos.

Trello

Funcionando com o modelo KanBan, o Trello é uma ferramenta gratuita que possibilita a organização de tarefas em blocos To do; Doing e Done, que é, respectivamente: A fazer; Fazendo e Feito. Assim como o notion, ele também possibilita integração de equipe, além de integração com outras plataformas. Suas atualizações possibilitaram novos modelos de board e agora é possível ter mais que um board no mesmo e-mail.

Ferramentas de produtividade para a hora de planejar

Pomofocous

Acredito que você já utilizou a técnica pomodoro para estudar. Para quem não conhece, consiste em um método para aumentar a concentração incluindo pausas, além de ser ótima para a hora de planejar. Ao iniciar um pomodoro você fica 25 minutos focado em uma única atividade, após esse período vem uma pausa de 5 minutos, onde você deve parar totalmente e oferecer a sua mente um momento de descanso. Depois disso, mais 25 minutos de foco. A cada 25 minutos, realize uma pausa de 5 minutos, depois de 4 ciclos você faz uma pausa de 15-25 minutos; uma pausa longa para um descanso mais eficaz. 

É possível realizar essa técnica com o próprio relógio, ou com aplicativos e sites. A nossa indicação é o site PomoFocus, que cronometra os ciclos, permite que você adicione a sua tarefa do momento e notifica quando a o tempo de pausa ou foco está encerrando. Essa é uma ferramenta gratuita que ajuda e muito na sua concentração. 

Fiveable

Para quem tem dificuldade como foco, a observação das tarefas pode ser uma grande aliada na hora de tirar objetivos do papel. Além disso, realizar tarefas em conjunto também pode ser muito útil. O fiveable é uma ferramenta e também uma plataforma que reúne todas essas características, além de possibilitar compartilhamento de atividades. É um site feito para estudantes, mas também pode ser utilizado na rotina de trabalho ou um mix para quem trabalha e estuda. 

Após realizar seu cadastro, basta criar uma sala. Nela você vai ver uma checklist para adicionar sua pendência, que logo é dividido por porcentagem definindo quanto você já realizou. Cada vez que você dá “check” em uma tarefa tem chuva de confete e musiquinha feliz, é bem divertido! Outros pontos legais:

  • Tem chat para conversar com quem está na mesma sala que você
  • Existe opção de hiperfoco que bloqueia notificações
  • Playlist de Lo-fi para ajudar na concentração
  • Pomodoro

Vale a pena conferir! 

Agora que você já tem instrução e ferramentas, basta praticar e tirar do papel. Lembre-se que o começo é difícil, mas como em uma escalada, a vista sempre compensa!

Aproveite o caminho rumo a realização dos seus sonhos. Caso ele seja aprender inglês, conte com a gente! Acesse aqui o nosso site e conheça a Rockfeller mais perto da sua casa.


Escrito por:

Pahola Nascimento

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos