Idioma

15 palavras de preenchimento que você precisa saber

Ariane Lorena | 26/05/2022 | 6 min de leitura | Voltar

O que são palavras de preenchimento? Você já ouviu falar delas? Nós chutamos que provavelmente… elas estão em toda parte do inglês falado. Aprenda com este artigo não apenas o que são palavras de preenchimento em inglês, mas como usá-las durante as suas conversas. 

Você já notou alguém dizendo “So” ou “You know” muitas vezes em uma conversa? Que tal “Um” ou “Alright”? Essas palavras estão em toda parte no inglês falado, mas você provavelmente não as encontrará em seu livro. Mas não tenha medo! Depois de ler este artigo, você saberá não apenas quais são as palavras de preenchimento em inglês, mas também como (e por quê!) usá-las.

As palavras de preenchimento são algumas das palavras mais faladas em qualquer idioma. Falantes fluentes em inglês dizem esses sons com tanta frequência em conversas casuais que, na maioria das vezes, nem percebemos que está sendo usado!

Vamos aos exemplos? Olha só

Oh…I forgot where I was going.” / “Ah … eu esqueci para onde estava indo.” 

Conseguiu compreender sobre o que estamos falando? Show! Então agora vamos aprender sobre as palavras de preenchimento em inglês e como elas funcionam dentro de uma conversa.

Primeiramente, o que são palavras de preenchimento?

Como o nome sugere, as palavras de preenchimento são sons curtos usados ​​quando as pessoas precisam “preencher” as lacunas entre pensamentos ou frases.

Às vezes, essas palavras até adicionam um pouco de atitude ou ênfase extra. Elas também são conhecidas como marcadores de discurso. 

Há prós e contras em usá-las – e chegaremos a isso em um segundo – mas em situações informais, usar palavras de preenchimento pode fazer você soar mais natural. Elas mantêm o ritmo da conversa em inglês. 

Você quase certamente tem palavras de preenchimento em sua própria língua nativa. O tipo de palavras de preenchimento que você usa depende do idioma e, às vezes, da sua região ou idade. Os falantes de espanhol podem dizer “este” ou “pues”. Os italianos são famosos pelo uso de “allora”. Morando na Coréia do Sul, você teria dificuldade em encontrar um falante de coreano que não use “eum” ou “keu”.

Por que usamos palavras de preenchimento?

A maioria das pessoas não percebe isso quando as está usando, mas as palavras de preenchimento têm propósitos diferentes. Não é só para preencher o espaço!

Usamos palavras de preenchimento para:

  1. Hesitar ou pausar;
  2. Indicar tom de humor;
  3. Ser indireto;
  4. Expressar dúvida;
  5. Enfatizar ideias.

Isso é um monte de significados potenciais, certo? Com isso, vamos ver algumas das palavras de preenchimento em inglês mais populares!

Palavras de preenchimento comuns

1. Oh

“Oh” é uma das palavras de preenchimento mais comuns na língua inglesa. Pessoas de todas as idades e dialetos dizem isso. “Oh”, quase sempre começa uma frase e pode indicar uma sutil surpresa ou decepção.

Exemplo: “Oh…I didn’t know.” / “Ah… eu não sabia.”

2. Like / Tipo

Ame ou odeie, “like” se tornou incrivelmente comum entre os jovens que falam inglês. Essa palavra de preenchimento começou na Califórnia e, apesar de ser irritante para alguns, você deve saber que as pessoas dizem “like” o tempo todo de muitas maneiras diferentes.  

As pessoas fazem uma pausa dizendo “like”, mas também usam para dar ênfase. Outra razão pela qual dizemos “like” é quando estamos citando uma conversa.

Exemplo:

“It’s, like, not a big deal.” / “Não é grande coisa.”

“He’s never even, like, been to a concert.” / “Ele nunca foi, tipo, a um show.”

3. You know / Você sabe

Você sabe como usar You know? Pode iniciar, terminar ou interpor uma frase. É importante notar que pessoas com inglês fluente usam essa expressão quando deduzimos que a outra pessoa compartilha o mesmo conhecimento ou opinião que nós.

Exemplos

You know, I never thought this would happen.” / “Sabe, eu nunca pensei que isso aconteceria.”

“The book was sort of boring, you know?” / “O livro era meio chato, sabe?”

“He was, you know, always late.” / “Ele estava, você sabe , sempre atrasado.”

4. I mean / Quero dizer

Às vezes, iniciar falas com “I mean” pode ser uma opção para iniciar frases quando o objetivo é esclarecer um ponto de vista. A frase também adiciona ênfase ou funciona como uma pausa enquanto se pensa no que dizer a seguir.

Exemplo:

I mean, that would be amazing!” / “Quero dizer, isso seria incrível!”

I mean, don’t you want to see her show?” / “Quero dizer, você não quer ver o show dela?”

I mean…you never know.” / “Quero dizer… você nunca sabe.”

5. Or something / Ou algo assim

Quer expressar sua dúvida ou hesitação? Usar o “or something” ao final de uma ideia quando não temos certeza pode ser o termo ideal. Isso tem o efeito adicional de “suavizar” uma frase se estivermos preocupados em parecer muito diretos.

Exemplo

“I heard it’s about whales or something.” / “Ouvi dizer que é sobre baleias ou algo assim .”

6. Well / Bem

Well, well, well… o que temos aqui? “Well” em inglês pode ser um advérbio (“It’s going well! / “Está indo bem!)”, mas também funciona como uma palavra de preenchimento. Você pode utilizá-la ao início de uma frase para fazer a transição entre as ideias, por exemplo.

Exemplo: 

“You’re sure? Well, just let me know!” / “Você tem certeza? Bem, deixe-me saber!”

7. Just / Apenas

Just” é uma ótima palavra para adicionar ênfase ou, de forma um tanto contraditória, proteger seu argumento.“Just” também pode expressar hesitação e tornar seu ponto de vista mais indireto (o que, em algumas situações, pode ser mais educado).

Exemplos

“Well, that’s just great.” / “Bem, isso é ótimo.” 

“It’s just a bird!” / “É apenas um pássaro!” 

Just…I don’t know what to say.” / “ … eu não sei o que dizer.”

“I just thought it would be fine.” / “Eu apenas pensei que seria bom.”

8. Basically / Basicamente

É básico! Usar a palavra “basically”  nos ajuda a resumir nossas ideias ou enfatizar nosso ponto mais importante.

Exemplos: 

Basically all I did was call her.” / “Basicamente tudo o que fiz foi ligar para ela.”

“It’s basically about this superhero.” / “É basicamente sobre esse super-herói.”

9. Actually / Na verdade

“Actually” é ótimo para quando você está tentando enfatizar a verdade de algo. Às vezes, dizemos isso para contradizer outra pessoa.

Exemplos:

“That actually happened to me!” / “Isso realmente aconteceu comigo!”

Actually, I’m not sure if that’s true.” / “Na verdade, não tenho certeza se isso é verdade.”

10. So / Então

Quem estuda a língua inglesa provavelmente já sabe disso porque geralmente é um advérbio intensificador (“Isso é tão legal, hehe!”). No entanto, “so” também é usado como uma conjunção coordenativa no início de uma frase. É uma palavra de preenchimento que, como “basically”, serve para indicar consequência ou encerrar uma ideia.

Exemplos: 

So that’s how I got here.” / “Então foi assim que cheguei aqui.”

“So what’s next?” / “Então, o que vem a seguir?”

11. Right / Correto

“Right” significa “correto”, mas para quem fala inglês essa palavra é mais do que apenas um adjetivo: pode-se iniciar uma frase, mudar o tópico ou verificar se há concordância. 

Exemplos: 

Right, I’ll see you tomorrow.” / “Certo, vejo você amanhã.”

“You live next door, right?” / “Você mora ao lado, certo?”

12. Okay / Certo

O termo “Okay” é uma palavra de empréstimo em inglês ouvida em todo o mundo. É um adjetivo e advérbio (“It’s okay.” or “It went okay.” / “Está tudo bem.” ou “Foi tudo bem.” ), mas também usamos como uma palavra de preenchimento! Assim como “right”, “okay” pode iniciar uma frase, mudar de assunto ou ser uma afirmativa. Os falantes nativos também utilizam para verificar a compreensão. 

Exemplos: 

“Okay, are you here yet?” / “Okay, você já chegou?”

“Okay, let’s talk about next week’s class.” / “Okay, vamos falar sobre a aula da próxima semana.”

“I know you’re tired so let’s leave, okay?” / “Eu sei que você está cansado, então vamos embora, okay

13. Alright / Tudo bem

“Alright” é a grafia informal (e às vezes considerada incorreta!) de “all right”. Assim como com “right”, pessoas fluentes usam para concordar e fazer a transição entre ideias. Também pode verificar se alguém está seguro ou bom. No inglês falado, é um pouco mais formal do que “okay”, mas, novamente, essa ortografia não deve ser usada na escrita formal.

Exemplo: 

“Alright, that makes sense.” / “Tudo bem, isso faz sentido.”

“The kids are alright.” / “As crianças estão bem.”

14. Um

“Um” é outra palavra de preenchimento em inglês incrivelmente comum (se não a mais comum). Este é o tipo de palavra de preenchimento que as pessoas dizem o tempo todo, mas geralmente nem percebem que estamos usando. Você usa “um” como uma pausa ou hesitação entre as ideias. Os falantes de inglês também dizem isso quando expressamos incerteza.

Exemplo:

“That would go between the, um, couch and the TV.” / “Isso iria entre o, hum, sofá e a TV.”

15. Yeah / Sim

O termo “Yeah” geralmente é um termo de acordo, mas também dizemos para confirmar ou verificar o entendimento.

Exemplos: 

“Yeah, I feel the same way.” / “Sim, eu sinto o mesmo.”

“You know where the burger place is, yeah?” / “Você sabe onde fica a hamburgueria, sim?”

Como falamos acima, essas palavras são tão naturais que será difícil encontrar um falante nativo que não diga “Oh” ou “Um” às vezes. Além disso, é importante saber quando e como usar esses marcadores de discurso. Um jantar casual com amigos? Claro! Uma entrevista de emprego? Talvez nessa situação você deva ficar longe dos “Ums” e “You knows”. 

Depois de todo esse conteúdo sobre como falar o inglês de forma “natural”, como está o seu inglês por aí? Aproveite e faça o nosso teste e veja qual o seu nível de proficiência! Acesse aqui.


Escrito por:

Ariane Lorena

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos