Idioma

Como aprender inglês e nunca mais esquecer com a Rockfeller

Luiz Cavalcante | 03/02/2021 | 5 min de leitura | Voltar

Para muitos brasileiros o processo de aprender inglês pode às vezes ser encarado como um grande desafio, não bastam as diferenças da nossa língua com a língua mais falada no mundo, nem sempre é fácil encontrar outros falantes de inglês por aqui para manter a fluência que você deseja. Mas como aprender inglês e nunca mais esquecer?

Bom, quem aprende inglês não quer só entender, mas, ser realmente fluente, conseguir entender, ler, compreender e se comunicar de verdade e para sempre, não só enquanto faz as aulas, já pensou fazer todo um investimento de tempo e dinheiro para aprender e depois de um tempo esquecer como se comunicar?

Aqui nesse texto você vai encontrar as melhores formas de fazer exatamente isso: COMO APRENDER INGLÊS E NUNCA MAIS ESQUECER. 

  • Memorize por categorias

Você já parou para pensar em como nós conectamos as coisas na nossa língua mãe? Por exemplo, pense em uma palavra como “lençol”. Pensou? Agora quando você mentaliza essa palavra especificamente quais as outras que vem à sua mente? “Cobertor”? “Fronha”? E quais as sensações que você consegue lembrar? “Aconchego”? “Descanso”? E quais as ações que essa palavra traz consigo? “Dormir”? “Acordar”? “Descansar”? E por aí vai, quando pensamos em coisas do mundo real, é muito mais fácil memorizar vocabulários que se conectam, afinal sua mente faz essas conexões naturalmente. Seu cérebro foi programado para organizar tudo que ele precisa bem desse jeito, categorizando as palavras conforme seu uso, conforme você vai precisar.

Então, ao aprender inglês ter os vocabulários organizados desse jeito te ajuda a memorizar melhor as coisas que você vai falar quando estiver tendo que falar inglês de verdade. Dessa forma é muito mais difícil cair naquela situação que você quer falar algo que você sabe que já aprendeu, mas não lembra.

  • Dê significado ao seu momento de aprendizagem

Isso mesmo! Tudo que é memorizado pela experiência que você viveu, e não só pela simples memorização por repetição, é muito mais fácil de se lembrar! Pense por exemplo na vez que você aprendeu a andar de bicicleta, você provavelmente não teve toda uma teoria te explicando os princípios do equilíbrio sobre duas rodas, mas, você viveu a experiência de tentar, de tentar se equilibrar e cair algumas vezes, até que seus músculos memorizaram exatamente o que precisava ser feito e daí você nunca mais esqueceu, não é? Você teve que repetir algumas vezes, eu sei, teve algumas quedas no meio do caminho… Mas a experiência aliada à repetição tornou andar de bicicleta inesquecível. Então, ter um ensino que te coloca para  usar tudo que você aprende em uma conversa de verdade te faz viver uma experiência única a cada aula.

Andar de bicicleta não é igual aprender inglês, mas, viver uma experiência e memorizar aqueles aprendizados pela experiência em si, não só pela repetição faz todo o processo ser muito mais fácil.

  • Percebeu que tem alguma dificuldade? Não fuja, foque!

O maior erro que quem quer aprender inglês e nunca mais esquecer pode fazer é não perceber as suas dificuldades e principalmente deixar o que precisa melhorar de lado.

Por exemplo, você percebe que consegue falar o que tem em mente, mas tem dificuldade de entender o que as outras pessoas falam, então você tem uma dificuldade de compreensão, e é exatamente nessa habilidade que você precisa focar. Você deve, por exemplo, se munir de exercícios práticos, que conectem a leitura e a escuta por exemplo, ouvir músicas lendo as letras, pode ser um exercício interessante, ou escutar áudios de nativos mais de 1 vez tentando ir de uma velocidade mais lenta até a velocidade natural de fala.

Não importa qual seja a dificuldade que você tem, o importante é assumir que é uma dificuldade sua neste seu momento de aprendizagem, não fugir dela e buscar ajuda com seu professor para entender quais os exercícios que você deve trazer para seu dia a dia para que essa dificuldade se torne aquilo que você faz melhor.

  • Não pare no meio do caminho

Atingir a fluência em uma segunda língua é um processo que demanda certa dedicação de tempo e atenção, e definitivamente não vem do dia para a noite, mas, é importante ter em mente que tornar-se fluente é um caminho que não deve ter pausas ou interrupções. Assim como uma criança que adquire um idioma por contato com ele, por ouvir, balbuciar palavras e tentar falar, o processo de aprender inglês é a mesma coisa, até que se atinja a fluência as pausas longas na sua aprendizagem te fazem regredir, pois você perde contato com a língua, perde o ambiente de prática, de ouvir, entender e tentar falar, e isso faz seu cérebro tirar a atenção dessa língua que por não ser tão necessária para você se comunicar, esquece.

O importante é ir até o fim. Sendo o fim o momento que você está realmente falando, entendendo e lendo. Nessa etapa é quase impossível que você esqueça o idioma aprendido, com a falta de prática você pode esquecer algumas palavras, vocabulários, uma ou outra expressão ou conjugação, mas você nunca vai esquecer o idioma em si, pois ele se torna um código que seu cérebro já aprendeu a decodificar. 

  • Nunca perca contato com o idioma

Essa dica parece óbvia mas não é tanto assim. Seguir as dicas que demos ali atrás vai te ajudar durante o processo de aprender inglês, tirar o máximo e nunca mais esquecer o idioma, mas, e quando você já é fluente? Como continuar com o idioma sempre na ponta da língua e nunca dar a desculpa que está um pouco “rusty”?

Use todas as oportunidades que você tem para continuar a ter contato com a língua! Séries? Filmes? Documentários? Sempre legendado! E quando possível sem legenda! Escutar músicas em inglês sempre! E sempre checar a letra para cantar sem “embromation”. Sabe aquele amigo que está aprendendo inglês agora? Cola nele, e pratique com ele! O importante é usar todas essas oportunidades para ter sempre o idioma na ponta da língua!

Na Rockfeller você aprende inglês com experiências únicas a cada aula! Nossa metodologia exclusiva coloca o aluno para praticar sempre! Aqui você é a estrela de aulas criadas exatamente para quem quer aprender e inglês e nunca mais esquecer, os professores são treinados para enxergar as dificuldades dos alunos e nós temos aulas de suporte totalmente gratuitas para cuidar de qualquer dificuldade que você possa ter no caminho. Curtiu? Vem pra Rock!

Luiz Cavalcante, Coordenador Pedagógico da Rockfeller Franchising


Escrito por:

Luiz Cavalcante

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos