Rock Students

Como organizar sua rotina de estudos em Inglês

Equipe Pedagógica Rockfeller | 29/04/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Como organizar sua rotina de estudos em Inglês de uma maneira que realmente funcione? A rotina anda apertada para todo mundo e está cada vez mais difícil conciliar todas as tarefas diárias de trabalho com lazer, atividades físicas, relacionamentos, família e estudos.

Percebeu que na frase acima deixamos os ESTUDOS por último?

Pois é… Infelizmente, é o que a maioria das pessoas AINDA faz em relação ao aprendizado de idiomas. 

Mas isso precisa mudar. Sabe por quê?

Porque você merece toda a liberdade de viver em um mundo sem limitações e com muitas, mas muitas oportunidades.

Então confira nossas super dicas de como organizar sua rotina de estudos de inglês de forma rápida e eficaz. 

PS: nós já testamos todas e elas funcionam mesmo, basta você fazer acontecer!

Descubra seu estilo de aprendizagem

Tente se lembrar de como você era nos tempos do colégio. 

Você era do tipo que copiava tudo o que o professor falava e resumia todas as aulas? Então você é VISUAL OU SINESTÉSICO – use e abuse de resumos, anote bastante em seu livro, leia blogs em Inglês e ilustre vocabulários para melhorar sua memorização.

Você lembrava de tudo o que o professor falava sem precisar anotar nada? Típico de um AUDITIVO – capriche no listening, ouça músicas em Inglês e assista filmes e séries sem legenda.

Se você não sabe seu estilo de aprendizagem ainda, comece a prestar atenção em como você memoriza informações importantes no seu dia a dia, quais ferramentas de comunicação e redes sociais você mais usa e qual o tipo de conteúdo você consome. Elas dirão muito como você aprende melhor um idioma também.

Estabeleça metas realistas

É realmente raro encontrar alguém que trabalhe e tenha uma vida acadêmica e social ativa, e que consiga parar 4 horas por dia para estudar inglês. E os poucos que conseguem, logo perdem a motivação porque é realmente muito cansativo manter uma atividade, seja ela qual for, por tanto tempo. 

“NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE. A EXCELÊNCIA NÃO É UM ATO, E SIM, UM HÁBITO.” Aristóteles

Quando você perceber que estudar de 15 a 30 minutos todos os dias tem um efeito muito mais positivo em seu aprendizado do que várias horas algumas vezes na semana, a “chavezinha” finalmente muda. Em outras palavras, aqueles “brancos” repentinos serão cada vez mais raros e sua disposição estará sempre em alta.

Sendo assim, faça o teste: a partir de hoje, revise e estude inglês por, no mínimo, 15 minutos por 7 dias.  Achou muito? Ok, pode ser 6 dias, a gente te dá uma folga! E depois nos conte o que mudou!

Encontre um parceiro de estudos

Você já percebeu que ir à academia sozinho é um martírio, mas malhar acompanhado é muito mais prazeroso? O mesmo vale para aprender, e principalmente, para colocar seu aprendizado em prática.

Agende um zoom ou Facetime com seus amigos que estão aprendendo ou já são fluentes e se desafiem a só se comunicarem em inglês nesse momento. Uma ideia divertida é que cada um que falar português deverá pagar 10 flexões como “castigo”. Praticar inglês e ainda ficar em forma?! Wow, só vejo vantagens!

Crie formas de autoavaliação

Para manter a disciplina e comprometimento com sua rotina de estudos, nada melhor do que sentir sua própria evolução. Assim como os atletas que buscam melhorar seu tempo e desempenho, você precisa ter certeza de que todo o seu esforço estará valendo a pena. 

Mas como fazer isso?

Um exemplo de meta mensurável é ler seu primeiro livro inteiro em Inglês, assistir aquele episódio de How I Met Your Mother sem legenda nenhuma e não ficar completamente perdido, conseguir manter uma conversa em inglês por uma hora com seus amigos, ou quem sabe escrever um artigo todinho em Inglês no seu perfil do LinkedIn.

Quando você alia uma das metas acima com um prazo bem definido, fica muito mais fácil perceber se você está ou não se aproximando de seu objetivo maior, ou seja: ser mais independente e confiante em outro idioma.

Agora que você tem várias dicas de como organizar sua rotina de estudos em Inglês, lembre-se de que Rockfeller possui uma variedade de cursos que combinam direitinho com seu estilo. Clique aqui e confira!

Seja qual for o seu perfil, a Rockfeller tem um curso para te ajudar a conquistar os seus próximos objetivos e a fluência no idioma. Saiba mais sobre a Rock AQUI.


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos