Idioma

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Equipe Pedagógica Rockfeller | 15/07/2021 | 5 min de leitura | Voltar

Com as escolas voltando ao formato presencial, muitos pais e mães começam a ficar mais confiantes para a volta às atividades extracurriculares também. As opções são cada dia mais diversas e vão muito além do balé e da natação, como a programação e robótica. Mas o segundo – e até terceiro – idioma ainda é o melhor investimento para o futuro bilíngue dos pequenos. Pensando nisso, preparamos 8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos.

1. Busque um equilíbrio entre as atividades físicas e cognitivas

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Toda criança necessita se exercitar e conviver socialmente com outras crianças. Atividades físicas fora do ambiente escolar são fundamentais. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), crianças e adolescentes devem ser instigados a praticar ao menos 60 minutos de atividades físicas moderadas a vigorosas por dia. Tais atividades devem ser agradáveis e apropriadas ao desenvolvimento infantil, e podem incluir caminhadas, brincadeiras, jogos, dança e, principalmente os esportes, pois eles também estimulam o desenvolvimento social.

2. Incentive o gosto das crianças pela arte

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

A arte na infância é extremamente importante para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para toda a vida. Ela estimula a comunicação, pensamento lógico, habilidades motoras, desenvolvimento emocional e criatividade. Portanto, possibilite o contato de seus filhos com os mais variados tipos de arte – desde a literatura, música, pintura, etc, até o graffiti e design gráfico, expressões artísticas mais modernas. Visitas a museus, viagens, concertos musicais, de dança e cinema são excelentes opções quando os eventos públicos voltarem a ser permitidos.

3. Identifique os dons, estilos e preferências dos seus filhos

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Observe atentamente todos os sinais que as crianças dão sobre o que elas gostam de fazer, e principalmente, o que elas fazem diferente de todas as outras crianças. É possível notar quando uma criança tem um talento especial para o desenho, por exemplo, porque seus desenhos se destacam da maioria dos desenhos de outras crianças de sua idade. E ela desenha por puro prazer, sem que ninguém peça para que ela o faça.

Este é apenas um dentre vários talentos que seus filhos podem ter e que você só precisa prestar mais atenção para perceber. Além de dons e estilos, elas têm suas preferências e estas também devem ser respeitadas. Se uma criança experimenta as aulas de piano, mas percebe que não gosta ou não possui as habilidades que seriam necessárias para desenvolver tal talento, ajude-a a transferir sua energia e foco para qualquer outra atividade que lhe seja mais interessante.

4. Discuta as opções com seus filhos

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Chegamos à metade das 8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos. Talvez essa seja uma das mais importantes. Trazer os pequenos para o processo de decisão é mostrar que você confia neles e respeita suas opiniões. Como consequência, eles desenvolvem mais sua autonomia. Quando as crianças aprendem a exercer sua autonomia de forma consciente, elas entendem que suas decisões impactam diretamente na sociedade, na natureza e nelas mesmas. Por isso, sempre recomendamos que os pais levem os filhos para conhecer nossas escolas, salas de aulas, materiais e professores. Só assim eles conseguirão se imaginar inseridos naquele ambiente e grupo de forma genuína, e se sentirão mais confiantes em ajudar na tomada de decisão.

5. Evite comparações

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Quando você compara seus filhos com qualquer outra criança da escola, da família, do condomínio ou da turma de judô, eles entendem que deveriam ser o outro, imitar o outro para receber seu apoio, carinho e respeito. Com isso, a autoestima deles diminui e as dificuldades de se aceitar como uma pessoa única aumentam consideravelmente. Lembre-se de que se você considera sua individualidade um fator importante para a sua própria felicidade, comece a reconhecer a mesma necessidade em toda e qualquer criança. 

6. Se una a um grupo de pais para facilitar sua rotina de deslocamento

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Um dos maiores desafios dos pais de nossos alunos é conseguir incluir a locomoção dos filhos em meio às tarefas e compromissos diários, principalmente se as crianças ainda são muito pequenas para pegar uma van ou micro-ônibus sozinhas. Neste caso, a melhor solução é se unir a outros pais e mães na mesma situação, e que morem perto de sua casa ou trabalho. Desta forma, você pode propor um revezamento para levar e buscar as crianças em suas atividades com a tranquilidade de saber que seus pequenos estão sob a responsabilidade de um adulto confiável, na companhia de amiguinhos e amiguinhas (o que é mais que divertido), e ainda contribui para a melhoria do trânsito, economia de combustível e emissão de menos poluentes no ar que respiramos. É vantagem seguida de vantagem e somada a mais vantagem.

7. Reserve um tempo livre para o “fazer nada”

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Na era digital, as pessoas associam o tédio como algo negativo, e usam brinquedos eletrônicos, celulares, tablets e videogames como artifícios para manter as crianças cada vez mais ocupadas. Mas o que elas não sabem é que esse bombardeio sensorial gera uma compulsão pelo mundo virtual e a necessidade de estar o tempo todo conectado, afastando os filhos do simples brincar e das experiências sensoriais naturais e físicas. Por isso, o “não fazer nada”, parecido com o ócio criativo da vida adulta, é necessário para que a criança possa ampliar suas competências motoras, cognitivas e afetivas, aprender mais sobre si mesma e sobre o outro, favorece a imaginação, desenvolve a comunicação e fortalece a autonomia e concentração. 

8. “Deus ajuda quem cedo madruga”

8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos

Este ditado popular é antigo e clichê, e mais verdadeiro do que nunca. Mas o que ele tem a ver com você e sua rotina materna ou paterna? Primeiramente, você terá muito mais tempo para colocar em prática todas as 8 dicas de como planejar melhor o segundo semestre de seus filhos. Segundo, ao procurar desde já uma escola de idiomas para os pequenos, você tem maior possibilidade de escolher uma turma que se encaixe melhor na sua rotina, consegue se programar melhor financeiramente para todos os investimentos que precisará fazer, e assim, planejar melhor as suas próprias necessidades pessoais e profissionais que muitas vezes são deixadas de lado quando você não tem muita escolha. 

Então aproveite que você tem tempo e aceite este convite! Venha conhecer nossos cursos Kids & Teens Rockfeller porque seus filhos merecem um futuro brilhante e bilíngue!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos