Idioma

Aula de inglês: o que eu preciso saber antes de investir?

Equipe Pedagógica Rockfeller | 06/10/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Quando vamos comprar ou começar algo novo, isso pode nos deixar inseguros e em dúvida se o investimento vale a pena ou não. Isso acontece muito com pessoas que querem começar um curso ou aula de inglês.

Mas a importância do investimento já está clara quando vemos os seguintes dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Data Popular: apenas 5% dos brasileiros falam inglês, sendo apenas 1% deles que realmente chegam a falar com fluência. Aqui está o porquê de fazer um curso de inglês: as oportunidades vão além do mercado de trabalho, já que essa é a língua mais falada na maior parte do planeta, facilitando suas viagens ou quem sabe, até mudanças.

Leia esse artigo que preparamos com as coisas mais relevantes que você deve saber antes de começar seu curso e que te ajudarão a aprender inglês mais rápido!

Como funciona a aula de inglês

Saber como a aula de inglês funciona na prática já te ajuda a se preparar para o modelo de estudo que a escola irá oferecer.

As salas de aula nos cursos de inglês geralmente possuem uma quantidade reduzida de pessoas para que a atenção dada a cada aluno seja maior. Aulas oferecidas de forma online são também uma ótima opção, já que o estudante pode fazer de qualquer lugar com acesso à internet.

Escolas de qualidade trabalham várias modalidades em sua forma de ensino para aprimorar e desenvolver o conhecimento de forma prática, facilitando o aprendizado e tornando as aulas algo dinâmico e interessante, o que também contribui para diminuir medos e inseguranças que os estudantes normalmente possuem.

Geralmente, o ensino dentro de um curso de inglês compreende o desenvolvimento de quatro principais habilidades: ouvir (listening), falar (speaking), escrever (writing) e ler (reading). Os professores devem ser qualificados e seguir uma metodologia de ensino que trabalhe essas habilidades através de atividades de texto e escrita, usando conteúdos em áudio e vídeo, realizando exercícios de pronúncia e conversação.

Entenda também outros pontos importantes que podem influenciar na escolha de seu curso de inglês e que necessitam somente de você para dar certo!

O que saber antes de investir

Tenha calma e planejamento

Antes mesmo de decidir em começar seu curso, saiba que você precisará desenvolver calma e aproveitar o processo de aprender o idioma.

Não adianta querer estudar incontáveis horas para aprender mais rápido, ou tentar pular etapas para terminar o quanto antes. No começo, um idioma novo é se deparar com gírias e expressões nunca vistas, uma nova forma de conjugar verbos e até dizer as horas. Entenda seu processo de aprendizado e dê o seu melhor.

Siga o cronograma da escola e se planeje para que consiga praticar além do tempo de suas aulas. Planejamento é fundamental, junto com a disciplina, para colocá-lo em prática; só assim você alcançará seus objetivos de forma mais fácil e rápida.

Aprender é importante em todos os momentos

Como acabamos de falar, o tempo de aprendizado vai além das horas que você gasta nas aulas. Mantenha o contato com o inglês através de outras atividades, isso pode ser feito de forma mais agradável se você escolher coisas de seu interesse.

Assista séries e filmes em inglês sem legenda ou com legenda em inglês, escute músicas acompanhando a letra, faça seus exercícios de casa e quem sabe, leia um livro no idioma que esteja em seu nível de conhecimento. É importante treinar todas as habilidades passivas e ativas que comentamos no começo desse artigo: escuta, leitura, escrita e fala.

Também é preciso quebrar as barreiras da vergonha ou do medo em falar algo errado. Cometer falhas faz parte do processo de aprendizagem e, se você errar, significa que também está aprendendo algo!

Seja durante a aula com outros colegas e o professor, seja na vida falando com um nativo ou falante da língua, lembre-se que o fator principal é conseguir se comunicar. Todos poderão compreender o contexto e não irão prestar atenção em seus erros. Somente praticando você alcançará a fluidez.

Entenda seus objetivos

Antes de começar seu curso, identifique qual seu principal objetivo em aprender o idioma. É para melhorar seu currículo e conseguir melhores oportunidades de trabalho? Deseja saber inglês para fazer um intercâmbio ou viver um tempo em outro país? Conhecer novas culturas e aprender muito mais com elas?

Dependendo de seu objetivo, fica mais fácil encontrar o curso ideal para suas necessidades e por onde começar a focar seu aprendizado. Após começar a aula de inglês lembre-se do que você deseja alcançar e se dedique de maneira entusiasmada pensando em tudo que irá conquistar!

Pontos de atenção ao escolher sua escola de inglês

Quando for escolher uma escola para fazer aula de inglês existem alguns pontos de destaque a considerar para não fazer um investimento errado!

Pesquise sobre a escola e entenda melhor sua metodologia. A Rockfeller tem opções de cursos que são adequados com seu nível de conhecimento no idioma, assim como adaptado à sua faixa etária.

Outro fator relevante é observar se a metodologia está aliada à tecnologia no uso de materiais audiovisuais que ajudem no aprendizado, assim como conteúdos interativos e até a disponibilidade de aula de inglês online e ao vivo, o que tem se tornado tendência desde a pandemia de 2020.

Considere também quanto tempo dura um curso de inglês, já que uma escola honesta irá apresentar uma projeção de tempo razoável, sem prender o aluno por um período maior que o desnecessário. As certificações que o curso oferece também são importantes, já que dependendo do seu objetivo, será um documento que você precisará no futuro.

Antes de sair procurando por qualquer aula de inglês que esteja perto de você, saiba que em pleno século XXI, aprender inglês não precisa ser mais assim. Existem formas mais fáceis, interativas e modernas de aprender outro idioma sem nem precisar sair de casa.

A Rockfeller Language Center é uma escola com excelência no ensino e com todas as características descritas acima.

Faça agora um teste rápido e gratuito para saber seu nível de inglês, ou se preferir, saiba mais sobre todas nossas opções de cursos presenciais e online!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos