Todo negócio de sucesso um dia foi apenas um planejamento.
Colocar no papel seus objetivos e traçar estratégias para chegar lá de forma realista é o pontapé inicial para ter sucesso nos negócios.
Por isso, se você está recém começando ou pensando em começar, confira 5 dicas de planejamento empresarial para fazer sua empresa deslanchar.
1. Determine visão, missão e valores da empresa
Pessoas que estão há mais tempo no meio empresarial já conhecem bem essas três palavras. Os conceitos permanecem bastante atuais e podem ajudar muito os negócios que estão em fase de planejamento.
Portanto, entenda o que cada uma delas significa.
- Visão: onde a empresa deseja chegar ao mercado, o local que norteia as metas da empresa.
- Missão: o que a sua empresa busca trazer aos clientes. Quais soluções ela traz ao seu público? É a forma pela qual se chega ao lugar definido pela missão.
- Valores: conjunto de condutas e princípios adotados e defendidos pela empresa. Os valores são transmitidos para a equipe, produtos, clientes e formam a política da marca. Defender valores, hoje, é muito importante para formar uma comunidade que defende a sua marca.
2. Defina o público que deseja atingir e a persona da marca
Um dos pilares de um bom planejamento empresarial é definir o público que se deseja atingir. Quem são as pessoas que vão se identificar com seus produtos e serviços e tomar a decisão de compra.
Assim,Ao definir esse público é possível estudar sobre seus hábitos de consumo e traçar estratégias de vendas mais eficazes.
Portanto, para definir seu público, determine a idade, gênero, formação e classe social. Seu público vai nortear diversas decisões do planejamento, mas especialmente a forma como a sua marca irá se posicionar no mercado.
Já a persona da marca surge após definir o público, pois é uma forma de dialogar com ele. Pense também nos seus valores, já que a persona é literalmente a personificação dos seus valores.
Assim, uma persona bem construída é capaz de se comunicar de forma efetiva com o público e gerar uma comunidade.
3. Tenha metas e objetivos definidos e realistas
Essa é uma parte essencial do planejamento empresarial. Se você não sabe onde deseja chegar fica bem mais difícil traçar o caminho.
Desse modo, não tenha medo de colocar no papel o que você deseja atingir. As metas podem parecer distantes, então, coloque um passo de cada vez, para que elas sejam realistas.
Imagine um caminho possível de percorrer, saindo de onde você está no momento.
4. Faça um planejamento financeiro
As finanças são essenciais para um negócio bem sucedido e o planejamento empresarial é um roteiro que mostra onde você está agora e projeta o futuro da empresa.
Dessa forma, é possível estabelecer metas de curto ou longo prazo. Também é por meio dele que você pode observar como serão os lucros e o que é necessário para crescer.
5. Planeje o marketing da sua empresa
Falar de sucesso de uma empresa envolve também estratégias de marketing, pensadas de acordo com o seu público.
Portanto, se o seu público é jovem, linguagem leve, descontraída e com bom humor são bem-vindas, assim como uma presença marcante nas redes sociais.
Por outro lado, para públicos mais conservadores, as mídias tradicionais não devem ser deixadas de lado, pois passam bastante credibilidade. O marketing efetivo é aquele que conhece bem o seu público e desenvolve estratégias a partir dele.
Agora que você já sabe como começar o seu planejamento empresarial, que tal conhecer melhor nosso modelo de negócios?
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