Idioma

A melhor maneira de se apresentar em inglês!

Ariane Lorena | 12/05/2022 | 7 min de leitura | Voltar

Muitas vezes, se apresentar em inglês pode causar aquele friozinho na barriga de -10° graus, vai dizer? Geralmente, os livros didáticos que vemos por aí não refletem verdadeiramente as interações autênticas em inglês. É por isso que hoje vamos ver algumas maneiras naturais e comuns de como se apresentar em inglês, sem você parecer um Google Tradutor e nem algo roteirizado. Bora lá?

Para uma boa introdução em inglês, você precisa praticar com antecedência. Como aluno de inglês, é uma boa ideia preparar algumas introduções e praticá-las até se sentir confortável com elas. 

Além disso, lembre-se de que as auto-apresentações dependem do contexto. Para criar boas apresentações, você precisará pensar em lugares e situações comuns em que provavelmente se apresentará em inglês. 

Se você chegou a este post procurando inspiração, aqui está o que abordaremos hoje:

  • Como se apresentar em uma aula;
  • Em situações casuais;
  • Numa reunião no trabalho;
  • Em uma entrevista.

Primeiramente: contexto é tudo!

Quando vemos alguém dando a introdução mais envolvente, impressionante e que cria relacionamento, imediatamente pensamos que eles são talentosos, não é? Mas, na realidade, geralmente há muito trabalho por trás disso… 

Ao escrever sua introdução de amostra em inglês, pergunte a si mesmo: com quem exatamente estou falando? Dependendo da sua resposta, haverão coisas diferentes para incluir em sua introdução.

Então, o que torna uma introdução eficaz? Primeiro, ela precisa ser apropriada para o momento. Considere, é uma situação formal ou informal? 

Você conhece aquele termo “Hey there! How’s it going?“? Usá-lo pode ser tudo bem se você estiver com um grupo de amigos, mas é claro que pode parecer um pouco estranho em uma reunião com seu chefe. Portanto, conhecer o contexto é importante. 

Vejamos algumas maneiras de você se apresentar em inglês com base em diferentes situações. 

Como se apresentar em inglês em uma aula! 

Imagine a seguinte situação: você está em uma aula com outros alunos e seu professor pede para você se apresentar em inglês. Na hora você sente um friozinho na barriga e no momento olha até para trás para ver se o professor não está falando com algum outro colega, porque a ideia de se apresentar meio que apavora você. Mas relaxa! Nós vamos te ajudar…

Bom, as auto-apresentações em uma aula devem ser breves e conversacionais. Você não precisa fornecer um relato detalhado de sua vida. Mantenha esta lista de verificação em mente: 

  • Mencione seu nome se for diferente do seu nome oficial;
  • Fale sobre de onde você é, ou onde você nasceu e onde você está morando agora;
  • Compartilhe um detalhe interessante sobre você: o que você faz para se divertir? O que te interessa?;
  • Talvez você esteja muito ocupado no trabalho e não tenha tempo para hobbies. Não é um problema! Apenas fale sobre um hobby que você fez no passado ou uma atividade que gostaria de experimentar no futuro;
  • Se você está fazendo o curso por opção, mencione o motivo pelo qual decidiu fazê-lo.

Isso nos leva a algo mais ou menos assim:

“Hey, I’m Ariane Lorena but people here call me Ari or Lorinha. I grew up in Joinville, and lived there most of my life before moving to Balneário Camboriú. I love gaming, and composing music. I’ve always wanted to improve my English so now that I have the time, I’ve finally signed up for classes online.”

Tradução:

Ei, eu sou Ariane, mas as pessoas aqui me chamam de Ari ou Lorinha. Cresci em Joinville e vivi lá a maior parte da minha vida antes de me mudar para Balneário Camboriú. Adoro jogos e compor música. Sempre quis melhorar meu inglês, então agora que tenho tempo, finalmente me inscrevi para as aulas online.”

Aqui está outro exemplo:

“My name’s Bella and I’m from Spain. I was born in the south of Spain but I live in Barcelona. I work as a Social Media, and I don’t have much time for hobbies these days. But in the future, I’d like to try yoga. I’m taking this class because I want to improve my speaking in English.”

Tradução:

“Meu nome é Bella e sou da Espanha. Nasci no sul da Espanha, mas moro em Barcelona. Trabalho como Social Media e não tenho muito tempo para hobbies hoje em dia. Mas no futuro, eu gostaria de tentar ioga. Estou fazendo esta aula porque quero melhorar minha fala em inglês.”

E se você for o professor se apresentando para uma nova turma?

Apresentar-se a uma turma é um dos primeiros desafios que você terá que superar como um novo professor. “Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.” Aaron Burns

Portanto, as primeiras impressões são mais do que importantes. No momento em que você começar a falar, seus alunos começarão a formar uma opinião sobre você. 

Então o que você deve levar em consideração? Segue minha lista de dicas:

  • Mantenha-o leve, divertido e profissional.
  • Compartilhe alguns fatos divertidos para quebrar o gelo.
  • Tente encontrar um terreno comum: você está ensinando crianças pequenas?
  • Diga-lhes o seu sabor de sorvete favorito. Se, em vez disso, forem adolescentes ou adultos, compartilhe seu programa de TV favorito.
  • Fale sobre seus objetivos para a classe.
  • Faça com que seus alunos façam perguntas. 
  • Com meus alunos, tento torná-lo interativo e divertido.

Aqui está uma introdução que compartilhei com uma turma de 14 anos no início deste ano:

“Welcome back to class! I was looking forward to meeting you.

I’m Gus and I’ll be your teacher this year. I always enjoy staying at home and hitting a good mystery book! I love rainy days where I can wrap myself in a blanket and binge-watch series without feeling guilty!

Do you know why I love English? Because it makes me feel like I have a superpower! And my goal this year is to help you become the best English speakers possible. Now, tell me about yourselves. What do you love the most?”

Tradução

“Bem-vindo de volta às aulas! Eu estava ansioso para conhecê-lo.

Sou Gus e serei seu professor este ano. Eu sempre gosto de ficar em casa e bater um bom livro de mistério! Eu amo dias chuvosos, onde posso me enrolar em um cobertor e assistir séries sem me sentir culpado!

Você sabe por que eu amo inglês? Porque me faz sentir como se eu tivesse um superpoder! E meu objetivo este ano é ajudá-lo a se tornar o melhor falante de inglês possível. Agora, conte-me sobre vocês. O que você mais ama?” 

Se você perceber, o tom é pessoal e você pode personalizá-lo com base em suas preferências. Particularmente, fazer apresentações de forma acessível quebra o molde de “professor” e mostra um vislumbre da personalidade, o que pode gerar uma certa identificação entre aluno e professor.

Como se apresentar em inglês em situações casuais

Por mais que eu ame a pressa que a espontaneidade traz, há algumas situações que ficam melhores com um pouco de preparação. 

A conversa fiada é o exemplo perfeito para ilustrar esse ponto. 

O melhor conselho que eu poderia lhe dar é manter suas apresentações curtas e leves. Você também vai querer dar à outra pessoa espaço para perguntas de acompanhamento. 

Quando se trata de saudações, você pode dizer: “Ei”, “Bom dia!” ou “E aí?” aqui estão alguns exemplos:

Morning! I don’t think we’ve met before, I’m Ariane.

Hey there! I’m Lorena. I’m newI just moved to the building a couple of days ago. Have you lived here for long?

Hi Amy. I heard it’s your first day so I thought I could reach out and introduce myself. We haven’t officially met but I’ll be working with you on this project.

Tradução

Bom dia! Acho que não nos conhecemos antes, sou Ariane.

Ei! Eu sou Lorena. Eu sou nova – acabei de me mudar para o prédio há alguns dias. Você mora aqui há muito tempo?

Oi Amy. Ouvi dizer que é seu primeiro dia, então pensei em entrar em contato e me apresentar. Não nos conhecemos oficialmente, mas estarei trabalhando com você neste projeto.

 

Como se apresentar em uma reunião no trabalho

As reuniões de trabalho geralmente são planejadas com antecedência, mas não vamos esquecer a importância da introdução. 

Digamos que você tenha que liderar a reunião. Portanto, comece com uma saudação rápida e compartilhe o objetivo da reunião imediatamente. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao adaptar sua introdução:

  • Saudação rápida;
  • O objetivo da reunião;
  • O que você vai cobrir.

Aqui está um exemplo:

“Good morning everyone! I’m Franciely from product development and today I’m excited to share with you that the mobile version for our product will be available as of Tuesday. Today, I’d like to give a quick demo of the new functionalities.”

Tradução

“Bom dia a todos! Eu sou a Franciely do desenvolvimento de produtos e hoje tenho o prazer de compartilhar com vocês que a versão mobile do nosso produto estará disponível a partir de terça-feira. Hoje, gostaria de fazer uma demonstração rápida das novas funcionalidades.”

Como se apresentar em inglês em uma entrevista

Então, nós sabemos que entrevistas em uma língua estrangeira têm um elemento extra de ansiedade, porque não se trata apenas de nossas habilidades profissionais. 

Mas a boa notícia é que criar uma introdução bem elaborada e convincente em inglês abrirá o caminho e lhe dará a confiança e a facilidade de que você precisa para causar uma boa impressão durante sua entrevista. 

Então, quando seu entrevistador lhe perguntar: “fale-me um pouco sobre você”, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Se você já foi contatado antes pelo seu entrevistador, você pode começar com: “É bom finalmente conhecê-lo pessoalmente!”
  • Alternativamente, você pode começar dizendo: “Muito obrigado por dedicar um tempo para se encontrar comigo hoje…”
  • Em seguida, continue falando sobre a experiência relevante. O que faz de você um bom ajuste para a posição?
  • Mencione informações profissionais relevantes que seu entrevistador gostaria de ouvir sobre você. Por que adicioná-lo à equipe seria um trunfo?
  • Certifique-se de pesquisar a empresa e descobrir o máximo que puder sobre ela. Inclua em sua introdução por que você está interessado na empresa.

Aqui está um exemplo de como você pode se apresentar profissionalmente em inglês:

“It’s so nice to finally meet you in person!

After graduating from university, I worked in sales for a few years. But three years ago, I started working in digital media marketing and my experience in sales definitely helped. I was able to help the company consistently hit its targets and grow their brand in the industry. I know that you’re looking to grow your influence online, and that’s why I applied for the position…”

Tradução

“É tão bom finalmente conhecê-lo pessoalmente!

Depois de me formar na universidade, trabalhei em vendas por alguns anos. Mas há três anos, comecei a trabalhar em marketing de mídia digital e minha experiência em vendas definitivamente ajudou. Pude ajudar a empresa a atingir consistentemente suas metas e aumentar sua marca no setor. Eu sei que você está procurando aumentar sua influência online, e é por isso que me candidatei ao cargo…”

As apresentações sempre serão estranhas se você não souber o que dizer. Em suma, não seja pego desprevenido! Portanto, reserve um tempo para escrever alguns exemplos de introdução em inglês para diferentes cenários e pratique-os até dominá-los.

Espero que as dicas de hoje tenham te ajudado! Aproveite e faça o nosso teste de inglês e veja qual o seu nível de proficiência! Acesse aqui. 


Escrito por:

Ariane Lorena

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos