Idioma

4 sinais de que seu filho está aprendendo inglês

Equipe Pedagógica Rockfeller | 20/04/2021 | 5 min de leitura | Voltar

Conheça 4 sinais de que seu filho está aprendendo inglês, e que você vai conseguir perceber em casa! Se você é pai ou mãe e não fala Inglês, com certeza sua preocupação em avaliar o aprendizado do seu filho quanto ao idioma é maior e pode causar ansiedade, o que é completamente compreensível.

Aprender é um processo

Diferente de quando você vê seus filhos começarem a ler, escrever ou andar de bicicleta, pois são habilidades que você também desenvolveu. Assim, é mais fácil entender todo o processo que a criança está passando e os resultados estarão dentro de uma certa normalidade de tempo.

Um fator complicador é quando os pais têm alguma experiência negativa ou dificuldade em seu próprio aprendizado de línguas, e transferem todo esse receio para os filhos de forma inconsciente. Dessa forma, os pais esperam, instintivamente, que os filhos “falhem”, pois é a única realidade que eles conhecem nessa situação. Leia o post sobre como isso pode afetar o aprendizado das crianças.

Nesse sentido, é muito importante que você esteja sempre motivado pela experiência de aprendizado de seus filhos, procurando manter uma atitude apoiadora e confiante diante de cada desafio que eles se depararem, e comemore as pequenas e grandes vitórias com os pequenos, o que pode ser um importante catalisador motivacional durante o aprendizado deles.

E pensando em como te ajudar, reunimos aqui 4 sinais de que seu filho está aprendendo inglês, e que você vai conseguir perceber em casa!

1. Eles assistem desenhos e filmes em inglês e não percebem

Você chega na sala e se depara com a seguinte cena: as crianças assistindo TV enquanto brincam ou lancham, o que é completamente comum quando há crianças pela casa. Mas de repente, você nota algo estranho até que você percebe que o áudio do desenho na TV está em Inglês! E sem legenda alguma!!!

Como assim? Eles estão mesmo entendendo tudo? Por que não pediram ajuda para trocar o áudio?

As crianças possuem uma enorme facilidade de interação em geral, e quando elas se familiarizam com o inglês através da rotina das aulas no curso ou na escola, assistir um filme, seriado ou desenho em outro idioma se torna tão natural quanto você ouvir sua música do Maroon 5, mesmo que você não entenda exatamente TUDO da letra. 

É inclusive muito comum que crianças em fase de alfabetização comecem a perguntar o significado de algumas palavras que elas ouvem em Português mesmo, prova de que elas não entendem 100% do que escutam até em seu idioma nativo, pois a comunicação também exige certa maturidade intelectual na língua materna. E se por acaso elas te perguntarem algo em Inglês e você não saiba como responder, confira nossas dicas dos erros comuns que os pais devem evitar quando os filhos começam a aprender um outro idioma.

Então, quando isso acontecer em sua casa, ao invés de se preocupar que eles não estejam entendendo e correr para trocar o áudio ou liberar as legendas em Português, relaxe e aproveite momentos de pura alegria em ver seu bilinguinho se desenvolvendo.

2. Eles cantarolam sozinhos em inglês

Quando a gente se sente confortável e relaxado, começamos a cantarolar enquanto cozinhamos, dirigimos e principalmente, no banho. 

Por isso, não estranhe se seus filhos começarem a fazer isso EM INGLÊS! Sinal de que eles realmente estão incorporando o idioma à sua rotina naturalmente, como qualquer pequeno nativo faria. Cante e dance junto, afinal, o gosto musical deles será praticamente o mesmo do seu!

3. Eles misturam português e inglês naturalmente

Intercalar o Português e o Inglês na mesma frase é muito comum em crianças bilíngues. Você vai começar a ouvir coisas do tipo “Mom, cadê minha backpack?” ou “Eu quero pizza for dinner!”, e até podem responder com um “No, thanks” se você oferece aquele brócolis no almoço. Elas não fazem isso porque querem “se exibir”, mas simplesmente porque seus cérebros estão em pleno desenvolvimento cognitivo, e quando elas conseguem se expressar em duas línguas, elas conseguem recorrer a uma vasta diversidade de vocábulos, todos úteis e prontos para servir aos fins comunicativos. Em outras palavras, elas dizem backpack porque “mochila” pode estar em uma gavetinha mais profunda em sua memória naquele momento, e como as duas palavras possuem o mesmo significado, elas nem imaginam que este detalhe possa causar alguma diferença no que estão falando e como serão compreendidas. 

Nestas horas, não sinta vergonha em perguntar se backpack é mochila, ou meia ou o controle da TV. Aja naturalmente e aproveite para aprender com eles também!

4. Começam a corrigir o seu inglês

Você nunca imaginou que seu professor de Inglês deixasse passar um “with or without you” despercebido. Isto até que seus filhos comecem a corrigir sua pronúncia TODA VEZ que você se aventurar a “gastar” inglês em casa.

Tais correções entre filhos e pais dependem muito da fase escolar em que as crianças se encontram. Ou seja, são mais frequentes a partir da pré-adolescência. Ou ainda em um ambiente familiar onde corrigir a fala uns dos outros seja algo comum na língua materna também. 

O ideal é você não se sentir envergonhado ou vitimizado, e sim, adotar uma atitude mais proativa e se beneficiar da ajuda que as crianças estão te dando GRATUITAMENTE, assim como você faria quando precisasse de ajuda para usar algum app no seu celular ou religar todos os cabos da TV depois que eles jogam videogame. 

Reconhecer que você pode aprender algo útil com seus filhos é internalizar que eles querem te ajudar de forma genuína mesmo. Se você não gostar do tom das correções, uma boa conversa aliada ao bom exemplo (faça o que eu digo E o que eu faço), provavelmente resolverão o problema.

Além de que você conheça os 4 sinais de que seu filho está aprendendo inglês, também queremos que você se anime a praticar. Que tal retomar seus estudos de inglês com a gente?! Confira a melhor opção para você. Conheça nossos cursos.


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos