Rock POP

Qual a diferença entre Valentine’s Day e Dia dos Namorados?

Equipe Pedagógica Rockfeller | 11/02/2022 | 2 min de leitura | Voltar

Se você pensa que o Valentine’s Day é apenas um Dia dos Namorados “gringo”, você está enganado!

O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é conhecido mundialmente como a data mais romântica do ano. Já no Brasil, somos “do contra” e celebramos a data em 12 de junho. Conheça a origem e a diferença entre as duas datas.

Valentine’s Day

Há diversas histórias sobre a origem da celebração do Valentine’s Day, mas a mais famosa é a de que São Valentim foi um padre romano condenado a morte no século 3. Naquele período, o imperador Claudio 2 baniu os casamentos, já que considerava os homens casados pouco produtivos para a guerra, já que possuíam outras preocupações.

Contudo, Valentim defendeu que o casamento fazia parte dos planos de Deus para os homens, quebrou as regras do imperador e passou a realizar casamentos escondidos. Foi condenado a morte por Claudio 2 e no período em que ficou preso, acabou se apaixonando pela filha de um carcereiro.

Para declarar o seu amor, escreveu cartas, assinando como “do seu Valentim”. Esse fato originou a prática moderna e nos países em que se comemora o Valentine’s Day é comum usar as expressões “be my valentine” (seja meu namorado(a) ou assinar como fez São Valentim.

Dois séculos após a morte de São Valentim, a data passou a ser celebrada, também como resposta a uma tradição romana conhecida como Festival de Lupercália. Era realizado no meio de fevereiro para celebrar a fertilidade e marcar o início da primavera. Este era um festival pagão e alguns séculos depois, a igreja católica decidiu transformá-lo em uma festividade cristã, associando a figura de São Valentim.

Dia dos Namorados

Já no Brasil, a data mais romântica do ano é o Dia dos Namorados, que é bem diferente do Valentine’s Day já em sua história de origem. O dia 12 de junho é a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A data é inspirada em simpatias antigas realizadas pelos devotos do santo, mas o seu surgimento tem motivos comerciais.

A ideia de estabelecer a data veio do publicitário João Dória, pai do político João Dória Júnior. Inspirado pelo sucesso de vendas de outra data comemorativa, o Dia das Mães, João Dória criou o Dia dos Namorados com o objetivo de alavancar as vendas em junho.

Junho foi escolhido por ser um mês de vendas fracas, mas a data foi inspirada pela devoção a Santo Antônio. A tradição do Valentine’s Day nunca chegou ao Brasil, mas o Dia dos Namorados está entre as datas mais comemoradas no país.

Diferença na celebração das duas datas

Entretanto, além da diferença na origem, a principal diferença de celebração entre as duas datas é que o Valentine’s Day é mais abrangente que o Dia dos Namorados. Nos países que celebram, a data é destinada não só a casais, mas a todas as pessoas queridas. Amigos e familiares presenteiam uns aos outros com chocolates, cartas e outros presentes.

Já no Brasil, a data é destinada aos casais, que presenteiam e aproveitam para fazer declarações românticas.

Conhecer as tradições dos países de língua inglesa é muito importante para aprimorar ainda mais seus conhecimentos na língua. Teste o nível do seu inglês e descubra se está preparado para o futuro.


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos