Idioma

5 dicas para pedir comida em inglês como um nativo 

Equipe Pedagógica Rockfeller | 21/09/2022 | 5 min de leitura | Voltar

Viajar é bom, viajar para o exterior é melhor ainda, mas viajar para o exterior dominando a língua inglesa é uma das melhores sensações, de acordo com a a opinião de muitas pessoas. Mas agora, você pode viver essa experiência de liberdade e conseguir expressar-se no idioma do país de destino e tornar esse momento ainda mais mágico começando por uma parte primordial de toda viagem: o momento de solicitar a sua comida para o atendente. Pedir comida em inglês em um restaurante usando suas próprias habilidades na língua é realmente algo para se orgulhar, ainda mais utilizando todas as dicas que nós vamos passar para você.

Porém, muitos brasileiros e demais estrangeiros passam por mal educados quando vão comer fora, justamente por não estarem habituado com a língua e quererem acabar logo com a situação, fazendo o pedido rápido e no entanto parecendo exigentes.

Contudo, a menos que você não queira passar como uma pessoa grosseira na hora de pedir comida falando a língua inglesa, confira 5 dicas para pedir comida em inglês. Então bora lá?!

1. Comece com uma saudação 

Primeiramente e mais importante, educação é tudo ao pedir comida em inglês. 

A maioria dos lugares, especialmente nos Estados Unidos, têm funcionários que são pagos principalmente por meio de gorjetas. As gorjetas são baseadas em quão bem eles forneceram o serviço. Dessa maneira, isso significa que os funcionários vão se esforçar para fazer você feliz. 

Normalmente, quando você vai ao balcão para fazer o pedido, eles dizem “hello” e podem perguntar “how are you today?”. Claro, é sempre ideal devolver com um “hello” e perguntar “how’s it going?”. No entanto, se eles não disserem “hello” primeiro quando você chegar ao balcão, fica mais natural chegar dizendo: “hi, can I get a ___?”. Então, esta é a melhor maneira de iniciar um pedido porque mostra respeito pelo atendente.


2. Faça seu pedido sem demonstrar exigência 

Quando a maioria dos falantes nativos pede algo, em vez de dizer “I want ___”, eles dizem “can I get a ___?”. 

Isso soa menos exigente e pode ajudar o fluxo da conversa. Primeiro, porque se eles não tiverem o que você deseja, parece mais natural alterar seu pedido. Em segundo lugar, faz você parecer mais educado com a pessoa de quem está pedindo. 

Por exemplo: Imagine que você está em um café e gostaria de tomar um café com leite. Aqui estão algumas formas de pedir: 

1. “Can I get a latte, please?”  

2. “May I have a latte, please?” 

3. “Can I order a latte?” 

São todas perguntas ao invés de exigências. Especialmente ao falar com estranhos, você quer soar mais passivo (casual e educado). Se a resposta ao seu pedido for “não” por qualquer motivo, você pode mudar de ideia rapidamente e dizer algo como: “Oh, alright. Then can I have an Americano, please?” (“Ah, tudo bem. Então posso tomar um Americano, por favor?) A resposta geralmente será algo como: “Yes, sure. Anything else?” (“Sim, claro. Algo mais?”) 


3. For Here or To Go? (Pra comer aqui ou pra levar?)

Em alguns países a expressão para levar sua comida com você para fora do restaurante é “to go” or “take out”.

No entanto, to go é geralmente usado para comidas e bebidas ( ou qualquer outra coisa que você possa consumir), enquanto take out é usado apenas para comida.

Por isso, quando você quer pedir sua comida e levá-la com você, existem alguns exemplos de opções:

“Can I get this to go?” 

“I’d like the Spaghetti and Meatballs, to go please.” 

“Can I have the Fried Rice and Egg Rolls? Take out.” 

Se um lugar disser que eles têm para viagem, talvez provavelmente perguntarão se seu pedido é “for here or to go”. Se acaso eles não perguntarem isso, certifique-se de dizer o que você quer antes de pagar. (Alguns lugares cobram valores diferentes dependendo de qual você escolher.) Por outro lado, se você quiser comer no restaurante, basta dizer: “for here” ou “for here, please.” 


4. Yeah or Yes 

Algumas pessoas dizem que usar “yeah” não é uma maneira muito educada de falar, mas é muito mais casual e confortável para a maioria dos falantes nativos de inglês. 

Em princípio, se você estiver em um restaurante formal ou em um café de hotel, use “yes”. Mas no caso de estar em um local de jantar casual, não é necessário. Mas se sua resposta for sim para qualquer pergunta, você pode acenar com a cabeça (um pouco para cima e para baixo) e responder com yeah, yep, sure ou um som mhmm. Isso é tudo sobre o tom de como você diz isso. 

Se você está sorrindo e alegremente diz “yeah”, não é rude. Se você não estiver prestando atenção e murmurar “yeah”, então é considerado rude. Porém, de todo modo, seguem abaixo alguns exemplos de alternativas casuais (diferentes opções) para sim:

Is that all you’ll be ordering?” (Isso é tudo que você vai pedir?) 
“Yeah.” 

“Would you like this to go?” 
“Yep.” 

Outra observação é que quando você usa “yes” para responder a uma pergunta sobre adicionar qualquer coisa, você quer dizer “yes, please”. No entanto, “yes, please” soa um pouco estranho. 
 
“Would you like whipped cream?” 
“Yes, please.”  

Essas palavras geralmente são ditas juntas rapidamente, como se fossem uma palavra longa. Por ser uma frase, você diz as palavras juntas em vez de incluir a pausa. Quanto mais tempo você pausar entre os dois, mais formal e, eventualmente, estranho, soará. O mesmo pode ser dito sobre “No, thank you”. 


5. Esteja sempre preparado para perguntas extras 

Às vezes, pode ser que você seja perguntado mais coisas depois de fazer seu pedido, como a forma que você quer que ele seja preparado ou o tamanho.

Dessa forma, ao pedir um café você pode precisar especificar se deseja gelado (frio) ou quente e o tamanho desejado. Por exemplo, alguns lugares perguntarão se você quer cream e sugar.

Da mesma forma, se você pedir ovos ou bife, precisa responder como gostaria que fossem cozinhados. Os ovos podem ser scrambled (mexidos), omelettesover easy (um simples ovo frito) e sunny side up (ovo frito com gema mole), uma vez que podemos fazer mil e uma coisas com esse ingrediente.

Você pode ser perguntado se deseja side dishes (acompanhamentos). Você também pode ser perguntado se deseja algo em cima de sua comida, um certo estilo de preparação para sua comida, se gostaria de pedir alguma sobremesa e muito mais. 

Se você sabe que eles farão certas perguntas, você pode declarar essas respostas com antecedência para evitar problemas. Diga o tamanho do pedido que deseja ou como gostaria do seu café. Peça um bife e diga se você o quer well done (bem passado), medium (ao ponto) ou rare (mal-passado). 

Em suma, seja sempre educado e responda a essas perguntas, e nunca se esqueça de terminar com um “thank you”. 


Lembre-se, é mais sobre a maneira como você diz as coisas (seu tom) do que as palavras em si. Quando dito em um tom leve com um sorriso, qualquer coisa parecerá mais educada e natural. Além disso, lembre-se de falar alto e claro em qualquer ambiente de comida ou bebida, para que os funcionários possam entendê-lo. 

Se você gostou desse conteúdo, pode gostar das nossas outras dicas de inglês nas nossas redes sociais. 


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos