Idioma

7 dicas infalíveis para praticar conversação em inglês

Equipe Pedagógica Rockfeller | 11/10/2021 | 4 min de leitura | Voltar

Se você deseja melhorar sua pronúncia e fluidez ao falar, praticar conversação em inglês é fundamental. Listamos para vocês 7 dicas que fazem a diferença na hora de melhorar sua comunicação oral!

A maioria das pessoas que estuda inglês tem preocupação em pronunciar as palavras incorretamente e medo de que seu sotaque fique evidente. Aprenda como lidar com essas dificuldades para desbloquear de vez sua capacidade em falar em inglês.

Outras práticas também são importantes

Quando aprendemos qualquer idioma, trabalhamos nossas habilidades passivas (audição e leitura) e ativas (escrita e conversação). Quando perguntamos a nossos alunos em qual dessas áreas eles sentem mais dificuldade, na maioria das vezes, a resposta é conversação, sendo a etapa mais desafiadora.

Considere todas elas no processo de aprender inglês, já que ouvir, ler e escrever ajudam muito na hora de falar. Saber gramática e lembrar a pronúncia que você já escutou outras vezes, contribuem quando for comunicar.

Essa dificuldade geralmente acontece pelo medo e ansiedade em se expressar em voz alta, já que nas outras modalidades sempre há tempo de se corrigir. Como esse sentimento é muito comum, preparamos abaixo algumas formas para você driblar essa dificuldade e conseguir progredir na conversação em inglês.

1. Não tenha medo de errar

O medo de não ser compreendido é maior do que o de não compreender o outro. A primeira dica pode parecer óbvia, mas se sentir à vontade e não ter medo de cometer erros ajuda no processo de falar outra língua. Ainda que você se sinta envergonhado, lembre-se que as outras pessoas vão perceber seu empenho em aprender algo novo.

Erros são comuns até mesmo entre pessoas fluentes e isso não irá te impedir de ter uma conversa. Só com a prática e o tempo é possível avançar até chegar à fluência, ou seja, errar faz parte do processo. Se dedique, cometa erros e veja seu avanço na conversação.

2. Assista filmes, séries ou vídeos em inglês

Escutar também ajuda muito na hora de falar. Procure conteúdos de seu interesse e assista para compreender melhor a pronúncia, novas palavras e expressões. Se tiver alguma dificuldade, ative as legendas em inglês, assim fica mais fácil compreender, já que diferentes sotaques ou a velocidade da fala podem dificultar no início. Se precisar, pesquise em um dicionário ou tradutor online para complementar seu aprendizado.

Além disso, outra maneira de potencializar ainda mais essa dica para conversação em inglês é reservar um tempo para repetir frases e expressões que você escutou. A repetição tem um papel muito importante no cérebro durante o aprendizado de um novo idioma.

3. Treine em voz alta usando 3 estratégias

Falar é a melhor forma de praticar a conversação. Porém, nessa dica, você não precisará de outra pessoa para isso. Falar sozinho em voz alta ajuda muito, principalmente quem tem medo de falar em público ou ansiedade em conversar com outra pessoa.

Separe um tempo diário para praticar usando 3 estratégias que você pode fazer sozinho:

Fale em frente a um espelho:

    Como se falasse com alguém, converse sobre qualquer assunto que desejar, pensando no desenrolar das frases. O espelho te ajuda a observar suas expressões, como sua boca se mexe e sua linguagem corporal. Isso te ajuda a ter mais confiança quando for falar pessoalmente em inglês com outra pessoa.

Leia em Voz alta:

    não precisa ser um texto extenso, mas procure uma matéria ou história que seja em seu nível de conhecimento. Ler ajuda na melhora da pronúncia e contribui para melhorar a fluidez, o que permite uma conversa de forma muito mais natural.

Grave sua voz:

    Enquanto fala na frente do espelho ou lê em voz alta, grave sua voz para ouvir em seguida. Escutar a si mesmo ajuda a ter uma melhor percepção dos detalhes que podem ser melhorados em três principais pontos: fluidez, vocabulário e pronúncia.

4. Use a tecnologia a seu favor

Hoje já podemos encontrar praticamente tudo na internet. Na aprendizagem e para a conversação em inglês, também! Procure por sites ou redes sociais em que nativos ou pessoas que falem inglês estejam dispostos a conversar por vídeo ou áudio.

Falar com outro ser humano é uma das melhores práticas na conversação. Procurar outro estudante pode ajudar quem tem medo de falar com nativos, assim você se sente mais confortável sabendo que a outra pessoa também está aprendendo o idioma.

Também existem escolas que disponibilizam aulas online com professores por preços acessíveis. Isso é igualmente de grande ajuda na hora de praticar conversação.

5. Converse consigo mesmo durante o dia

Falar sozinho é uma coisa que às vezes já fazemos, certo? Por que não aproveitar momentos em que estivermos sozinhos para praticar de uma forma natural e descontraída enquanto fazemos outras atividades ou temos um tempo livre?

Observe as coisas em volta e fale sobre elas, narre o que você está fazendo no momento ou fale sobre um assunto ou tema interessante como se o explicasse para alguém. Falar naturalmente sobre assuntos aleatórios ajuda seu cérebro a ativar o conhecimento que você já possui, assim como melhorar a fluidez na construção das frases.

6. Primeiro foque na fluência

Quando estamos conversando em outro idioma e ainda estamos no processo de aprendê-lo, é comum buscar na memória a pronúncia exata de uma palavra ou a conjugação de um verbo que não falamos no dia a dia. Acabamos realizando pausas para tentar lembrar a gramática correta, o que atrapalha a fluidez da frase e interrompe o raciocínio.

Por isso, é importante focar na pronúncia e na fluidez quando conversar em situações informais, deixando para se preocupar com detalhes técnicos quando estiver devidamente estudando a gramática. Como dissemos antes, esses pequenos detalhes não vão impedir que a conversa siga ou que outra pessoa te compreenda.

7. Cante músicas em inglês

Ouvir músicas e acompanhar suas letras em inglês é divertido e ajuda na compreensão da pronúncia americana e inglesa, aumenta seu vocabulário e treina sua mente para falar em velocidades mais rápidas. Decore até saber a letra e cante lembrando das formas corretas de pronunciar as palavras.

Escolhendo Aulas de Conversação

Todas as técnicas que explicamos nesse artigo são ótimas para ajudar estudantes que estão buscando a tão sonhada fluência. Mas para acelerar esse processo ainda mais, é interessante investir em aulas com profissionais capacitados, que irão usar técnicas específicas para seu nível de inglês e suas necessidades.

Conheça mais sobre a Rockfeller Language Center, uma escola que oferece excelência no aprendizado e possui certificação em todas as modalidades de cursos.


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos