Idioma

3 truques incríveis para aprender o inglês básico

Equipe Pedagógica Rockfeller | 18/10/2021 | 4 min de leitura | Voltar

É comum ouvirmos que aprender inglês é muito difícil, apesar disso, aprender um novo idioma não deixa de ser importante para a vida acadêmica, profissional e também pessoal. O mundo avança, não nos espera, e precisamos nos adaptar. Mas como aprender o inglês básico?

A dica é: utilize as ferramentas que você tem ao alcance de suas mãos. E não é improviso, é adaptação.

Por quê treinar meu Inglês diariamente?

Estima-se que atualmente mais de metade da população mundial esteja conectada à internet, isso significa que cerca de 4,1 bilhões de pessoas estão online. Dá para imaginar?

Além disso, cerca de 97% das pessoas no mundo tem um celular. Ou seja, há conexão por todos os lados facilitando a comunicação, o trabalho e também os estudos já que o aperfeiçoamento profissional e acadêmico é de grande importância.

Por isso, em uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada através da internet e redes sociais, por quê não utilizar essas ferramentas como meio de aprendizado?

3 truques incríveis para aprender o inglês básico

A ciência entende que a repetição auxilia na consolidação do conhecimento. Assim quanto mais você ouve, escreve ou lê, maiores as chances daquela informação se fixar na sua mente fazendo com que você possa finalmente dizer: eu aprendi!

Para facilitar a sua vida, apresentamos 3 truques incríveis que vão te ajudar no aprendizado do inglês básico:

1. Altere o idioma padrão de seus aparelhos eletrônicos

No menu configurações de todos os aparelhos eletrônicos existe a possibilidade de efetuar a troca do idioma padrão. O idioma que nomeia menus, comandos e, às vezes, até alguns aplicativos (de maneira individual ou não).

Por exemplo, ao efetuar a troca do idioma de Português para Inglês, você perceberá que os ícones “telefone” e “navegador” serão renomeados para “phone” e “browser” respectivamente, por exemplo.

A exposição repetida a termos e comandos em outro idioma facilita a memorização. Uma vez que o contexto faz toda diferença! Facilitando assim a compreensão de textos completos que contenham aquelas mesmas palavras.

Você poderá continuar fazendo o uso habitual de seu aparelho eletrônico sem nenhum problema, na verdade, o fará com um diferencial: aumento do vocabulário e adaptação ao outro idioma.

2. Utilize músicas, programas de TV e jogos como material de estudo

Estímulo e motivação para aprender fazem toda a diferença no momento do aprendizado.

Além da repetição, material adequado é de grande valia. E que melhor material para aprender que sua música favorita? Se sua canção favorita é em inglês, você tem ouro em suas mãos. Que tal acompanhar a letra dela enquanto a ouve?

Ao fazer a leitura da letra enquanto ouve a música você poderá se adaptar à pronúncia, à sonoridade das palavras e ainda aprender algumas gírias em inglês bastante úteis em viagens e conversas informais.

Os jogos virtuais, possuem expressões e diálogos que também podem ser trazidos para o cotidiano do estudante. Anote as palavras que você reconhece e as que considera mais difíceis para depois buscar a tradução e sua função no contexto observado.

Assim, você enriquece seu vocabulário do cotidiano, aprimora a interpretação de texto, e aprende novas palavras que possam facilitar a escrita e a conversação! E melhor, vai ficar um pouco mais familiarizado à sua canção ou game favorito.

Mas não é só isso, quando for fazer aquela maratona da última série lançada numa plataforma de streaming, opte pela versão original do áudio e pelas legendas em português.

Ouvir a fala nativa dos atores faz toda a diferença no aprendizado no que diz respeito ao listening, ou seja, ouvir. O som associado às palavras cuja escrita você já conhece facilita a memorização além de possibilitar que se observe a formação de frases e como a conversação deve fluir posteriormente.

Cenas em um restaurante, por exemplo, podem ensiná-lo a ler um cardápio em inglês ou até mesmo ensiná-lo expressões que se podem utilizar em uma viagem.

A maioria das informações que temos acesso dificilmente serão memorizadas de maneira eficaz, ou seja, quando você precisar já não vai mais se lembrar.

É por isso que gerar utilidade para esse novo dado adquirido faz toda a diferença. Quando aprender uma nova pronúncia em uma série ou em que momento de uma conversa inserir uma gíria, que tal utilizá-la na primeira oportunidade que tiver?

3. Acompanhe artistas internacionais nas redes sociais e pratique o que aprendeu

A popularidade das redes sociais não para de crescer e é difícil encontrar quem não esteja conectado a alguma.

Facebook e Instagram são igualmente populares e possuem usuários mundialmente famosos e é destes perfis que você deve se utilizar para aprender online.

Celebridades como Oprah, apresentadora de TV norte-americana, Justin Bieber, ídolo musical, e o ator Chris Evans, mundialmente conhecido pelo personagem Capitão América, são pessoas que estão no Instagram e são contas que merecem o seu follow.

O básico vai sempre estar presente no perfil de um artista internacional! Seja um cumprimento, um comentário sobre o dia a dia ou um evento, uma mensagem de carinho aos fãs, anúncios de novos projetos entre tantas outras possibilidades. Tudo pode ser útil!

As redes sociais trazem um mix de quase todas as dicas já apresentadas, altere o idioma apenas do seu aplicativo. Sempre que possível assista a vídeos estrangeiros com legenda, acompanhe os vídeos virais com canções chiclete e apoie seus artistas favoritos.

Comece a praticar deixando comentários em inglês em posts que gerarem interesse, curiosidade ou divertimento.

A prática é a repetição do que foi lido e ouvido e a fixação do conteúdo demonstra que você verdadeiramente aprendeu. Que tal começar hoje mesmo?

A prática e a repetição geram a fixação do conteúdo embora exercícios tradicionais possam ser entediantes. Traga as atividades para o seu dia a dia, torne-as conectadas à sua realidade e verá como tudo ficará mais simples.

A orientação adequada pode te oferecer uma estrutura melhor, mas utilizando as dicas que apresentamos você poderá simplificar os estudos e dar um início prazeroso na sua jornada em busca da fluência em outro idioma.

Quer mostrar pro mundo? Comece hoje seu inglês básico com a Rockfeller! Agende uma aula demonstrativa clicando aqui!


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Os comentários estão fechados.

Conheça nossos cursos