Idioma

8 passos para melhorar a pronúncia em inglês 

Equipe Pedagógica Rockfeller | 16/09/2022 | 4 min de leitura | Voltar

 
Se você entende inglês lendo e ouvindo, mas quando chega na hora de falar em voz alta você luta com a pronúncia, pode ficar tranquilo! Seus dias de glória chegaram. Trouxemos 8 dicas que vão ajudá-lo a melhorar a pronúncia em inglês. 

Afinal, é inquestionável que essa é uma parte essencial do aprendizado de qualquer idioma. Isso se dá por diversos motivos, mas principalmente pois a maneira como sua fala soa pode ter um grande impacto na comunicação. Muitas vezes você pode comunicar ou entender algo completamente diferente do que você queria por um erro de pronúncia. Então, sem mais delongas, vamos às infalíveis dicas de como melhorar a pronúncia em inglês!

1. Escolha um sotaque 

Quando você está aprendendo inglês, não precisa soar 100% americano, britânico ou o que for. Afinal, você veio de outro lugar do mundo e não tem problema algum ter um sotaque que confirma sua origem. O que importa é ter uma boa pronúncia para ser compreendido.  

De qualquer forma, a primeira coisa que você precisa fazer é selecionar um sotaque e usá-lo daqui para frente, uma vez que isso está diretamente ligado com a pronúncia das palavras. A língua inglesa tem vários sotaques ao redor do mundo, e as diferenças entre eles são enormes em vários aspectos. Portanto, é importante manter o foco em um deles, pelo menos no início. 

2. Desapegue-se da ortografia 

Outro ponto é que no inglês muitas vezes a ortografia não é muito útil se quisermos saber como dizer corretamente uma palavra. Basta ver como “way” e “weigh” são ditas da mesma forma, mesmo possuindo um “g” no meio. Ou também a palavra “subtle”, em que a letra B é muda, e fica misteriosamente pronunciada sã-rou.  

3. Aprenda a ouvir

Antes de aprender a falar, você precisa aprender a ouvir. Alguns sons podem ser difíceis de distinguir quando você está ouvindo. Como sheep (navio) e ship (ovelha). Ou sleep (dormir) e slip (escorregar). A diferença entre essas pronúncias é o quanto alongamos o som do “i”. Did he sleep or did he slip? (Ele dormiu ou ele escorregou?)

Ou entre em as palavras chin (queixo) e shin (canela). Did he hurt his chin or his shin? (Ele machucou o queixo ou a canela?). Enquanto chin (queixo) tem o ch com som de “tch”, shin (canela) tem o som de x. 

É muito importante que você preste atenção na pronúncia delas para não entender errado ou passar uma informação completamente aleatória. E se você puder ouvir a diferença, será mais fácil falar a diferença. 

4. Desacelere 

Muitas pessoas pensam que falar fluentemente significa falar rápido. Porém, não é bem assim. Falar rápido demais reforça os maus hábitos e faz o interlocutor parecer nervoso e indeciso. Enquanto falar devagar lhe dará tempo para respirar corretamente e pensar no que você quer dizer em seguida. Assim, dá tempo para pensar enquanto fala, você se sentirá mais relaxado e poderá se concentrar em fazer seu inglês soar fantástico. 

5. Ouça e anote

Assista vídeos em inglês e anote! Comece ouvindo na velocidade normal. Em seguida, uma segunda vez em uma velocidade mais lenta para que você possa anotá-la. Ouça pela terceira vez em velocidade normal.  

Além disso, você também pode assistir a uma cena de um programa de TV ou filme e escrever o que ouve. Reproduza a cena novamente com legendas para comparar com o que você anotou.

Se você reconhece sons difíceis quando os ouve, é provável que aprenda a dizê-los. 

6. Grave a si mesmo falando para encontrar pontos fracos na pronúncia 

A gente sabe! Pode parecer estranho. Se você é um ser-humano comum, você provavelmente detesta ouvir o som da sua voz em gravações. Mas prometemos que vale a pena, pois essa é uma ótima ferramenta para melhorar a pronúncia em inglês. 

Primeiro: grave um vídeo, não apenas um áudio. É importante ver como você fala, não apenas ouvir. Isso também é uma forma de se sentir confiante falando, pois você vai se ver no vídeo e com o tempo vai sentir orgulho de acompanhar sua evolução e o que conquistou. 

Repita frases de um filme ou série que você gosta, assim você tem com o que comparar. Escolha uma ou duas frases e grave-se tentando combinar a ênfase, o tom e a pronúncia do vídeo.

Quando terminar de gravar, ouça a si mesmo e concentre-se nas palavras. Então, compare sua gravação com essa outra pessoa dizendo as mesmas palavras ou sons. Enfatizou elas errado? Não tem problema, isso tudo é prática! 

7. Escreva palavras difíceis por seus sons

Está tendo problemas com certas palavras? Tente escrevê-las foneticamente (pelos seus sons em vez de sua ortografia). Como se fossemos escrever a palavra pizza como “pit-ssa”. 

Ah! E use flashcards pra isso. Escreva a palavra de um lado e soletre-a foneticamente do outro lado. Pesquise a pronúncia dela no Google Tradutor (não tem problema usar ele de vez em quando, para checar a tradução de palavras soltas).

8. Conheça a tabela fonêmica do Alfabeto Fonético Internacional (AFI) 

Todos os dicionários têm uma transcrição fonética das palavras para que você saiba como pronunciá-las. Isso é muito útil com o inglês porque, como já vimos, a ortografia do inglês nem sempre corresponde à sua pronúncia. Pense nas letras ‘ough’ nas palavras ‘though’, ‘through’, ‘tough’, ‘ought’. Todas elas são pronunciadas completamente diferentes entre si. Seria impossível adivinhar como dizer essas palavras sem alguma ajuda. 

Portanto, essas foram as 8 dicas de como melhorar a pronúncia em inglês. Se você curtiu essa dica, com certeza vai gostar das nossas outras dicas de inglês nas nossas redes sociais.


Escrito por:

Equipe Pedagógica Rockfeller

Você também pode se interessar


Deixe Seu comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos!

Conheça nossos cursos